Páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

Tortilhas Irlandesas



Que tal comemorar o dia de Saint Patrick com essas deliciosas tortilhas de batata e uma cervejinha irlandesa?

Ingredientes:
5 batatas
200 g de bacon
50 g de queijo mussarela
Uma pitada de pimenta caiena
Temperar a gosto com sal e pimenta do reino branca

Molho Gorgonzola:
20grs de queijo gorgonzola
01 colher de sopa de molho bechamel
01 colher de sopa de creme de leite
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas até ficarem macias, deixe esfriar. Pique o bacon em pedaços bem pequenos e coloque fritar na própria gordura até ficarem bem sequinhos.
Em seguida amasse as batatas com um garfo e tempere com sal e pimenta a gosto, misture o bacon e o queijo mussarela.
Faça bolinhas e coloque para grelhar na chapa ou grill, e com ajuda de uma espátula amasse cuidadosamente as bolinhas até ficarem um pouco achatadas. Deixe dourar e retire do fogo.
Modo de preparo do molho:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo para apurar durante 2 minutos.



Comemorado em 17 de março, o Saint Patrick's Day - ou Dia de São Patrício - é uma das datas mais aclamadas do calendário irlandês. 
Venerado tanto por católicos como por protestantes, São Patrício viveu entre os anos 385 e 461 d.C. A Igreja de Saint Patrick, um dos pontos turísticos de Dublin, foi construída onde ele batizava aqueles que se convertiam ao cristianismo, por volta do ano 450.
St Patrick foi um missionário encarregado de converter os Irlandeses ao Cristianismo no século 4º depois de Cristo. É considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda.

Neste dia há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. Em Dublin, a capital, há um desfile de Carnaval e há festas pela noite dentro. As pessoas vestem-se de verde e pintam trevos na cara, porque o trevo é o símbolo da Irlanda; St Patrick usava-o como uma metáfora para explicar o conceito da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
A festa, hoje, tem um tom mais pagão que religioso. Mas as cores usadas pelos foliões retratam o simbolismo da data: o verde representa os católicos; o laranja, os protestantes, e o branco, a paz entre os credos.
As crianças em idade escolar seguem ainda hoje uma pequena tradição, beliscam os colegas que não usam verde neste dia.
Dizem na Irlanda que, em 17 de março, todos no mundo viram irlandeses. A afirmação não poderia ser mais verdadeira: a festa em homenagem ao santo atravessou as fronteiras do país e ganhou o mundo. Uma das maiores fora de Dublin ocorre em Nova York, nos Estados Unidos, mas há grandes comemorações também em Moscou (Rússia), Londres (Inglaterra), Argentina(Buenos Aires) e aqui mesmo, no Brasil.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...