Ingredientes:
3 batatas médias (400 gramas);
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
1/2 colher (chá) de sal;
1/4 de xícara (chá) de leite;
3 a 4 colheres (sopa) de manteiga.
Modo de Preparo:
Descasque as batatas e deixe-as em água fria para não escurecerem. Em uma tigela grande, misture a farinha, o sal e o leite. Enxugue uma batata de cada vez e rale-a sobre uma peneira. Amasse com uma colher para tirar bem o líquido e misture imediatamente com a massa de farinha e leite. Depois de repetir a operação com todas as batatas, derreta duas colheres (sopa) de manteiga em uma frigideira grande. Use uma colher (sopa) de massa para cada panqueca, fritando 3 a 4 de cada vez. Deixe espaço de mais ou menos 10 cm entre elas para que possam se espalhar ao fritar. Frite por cerca de 3 minutos de cada lado. Mantenha as panquecas prontas aquecidas até terminar de fritar toda a massa. Acrescente mais manteiga sempre que necessário.
Sirva acompanhadas de bacon frito ou com uma salada verde.
Pra beber, que tal uma Guinness?
A Batata e a Irlanda:
A batata é base de muitos pratos tradicionais da Irlanda. A batata chegou à Irlanda na segunda parte do século 17. Desde esse tempo, a batata foi a primeira fonte nutritiva dos pobres junto com buttermilk (pequena quantidade de leite, sobra do processo de fazer manteiga). A batata é extremamente importante como fonte de energia, vitaminas (vitamina C) e minerais. Batatas foram também utilizadas para alimentar porcos. Na chegada do inverno, os porcos eram mortos e o presunto e bacon armazenado. O povo da Irlanda foi muito dependente da colheita das batatas.
Ainda hoje, a batata é dominante na comida Irlandesa e alguns pratos são:
• Colcannon: batata, alho, repolho • Champ: batatas amassadas misturadas com salsa-cebolinha cortada • Irish Stew (ensopado) • Boxty: panquecas de batatas • Dublin Coddle: lingüiça do porco cozido com ensopado e batatas
Nenhum comentário:
Postar um comentário