Páginas

terça-feira, 2 de março de 2010

Oeufs en Cocotte


O nome é complicado mas é fácil, fácil de fazer. E o melhor é que não suja sequer uma panela! O único probleminha da receita original é que leva uns 20 minutos para assar. Mas na época em que foi criada não havia microondas.

Resolvemos testar os saborosos 
oeufs en cocotte, ou ovos na tigelinha, das mais variadas maneiras. Descobrimos que, para cozinhar dois ovos, 3 minutos no microondas são suficientes. Mas nem só de ovos é feita a cocotte. E essa é a beleza da preparação.

Digamos que você tenha na geladeira umas fatias de peito de peru e um tomate. Neste caso, rasgue as fatias, pique o tomate e coloque tudo numa tigelinha refratária, que vá ao microondas. Aí, quebre dois ovos sobre os ingredientes na tigelinha, sem misturar. Você já deve ter ouvido falar que a gema explode no microondas. Nós ficamos com preguiça de fazer o teste. Vai que é verdade... Não é só na cozinha para um que limpar é a parte mais chata. Por isso, decidimos furar as gemas com um garfo. Pronto, nada de pirotecnia culinária. Depois, coloque 2 colheres (sopa) de creme de leite sobre os ovos. Nós testamos com creme de leite fresco, de caixinha, de lata. Todos funcionam. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Na minha opinião, este último ingrediente é o segredinho do sabor especial da cocotte.

Dificilmente um solteiro que ainda não fritou um ovo vai ter noz-moscada em casa. Mas qualquer supermercado vende. Fuja da versão em pó. Aliás, especiarias em geral, como pimenta-do-reino, canela, todas elas perdem o aroma e o sabor mais rápido quando compradas em pó. Por isso, dê preferência à noz-moscada inteira (é do tamanho de uma bolinha de gude) e rale na hora. (Você pode usar o ralador de queijo.)

Noz-moscada vai bem com tudo que leva creme de leite. E também é o segredo para um purê de batatas incrivelmente saboroso. Mas isso fica para outra hora. Agora vamos nos concentrar nas cocotinhas, apelido carinhoso que demos à receita aqui no Panelinha.

As combinações de ingredientes são infinitas, mas escolhemos três versões para este post. A primeira, e minha favorita, é feita com cogumelo-de-paris (aquele branco, fresco, que pode ser comido cru na salada), um pouco de limão, somente o suco, e queijo parmesão ralado. Vai tudo para a tigelinha. Depois é a vez dos ovos. Dois são suficientes para alimentar uma pessoa. Creme de leite, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Três minutos no microondas e pronto. Com um pedaço de pão ou torradinhas, uma taça de vinho, está pronta um refeição mais que perfeita. A cozinha fica limpa, não sobra comida e o corpo e a alma são igualmente alimentados. 

Com cogumelos, com aspargos e presunto cru, e também com tomate, ricota e manjericão, leve e perfumada, tanto faz, invente a sua. Que fique claro: elas podem ser feitas com os ingredientes que você tiver na geladeira. 

O importante é aprender o conceito: recheio, ovos, creme de leite e 3 minutos no microondas. A receita você cria. 

Uma última informação: digamos que você tenha chegado do trabalho, queira preparar a receita, mas só vá jantar depois de um bom banho. Neste caso, o método tradicional de cozimento será o ideal. Coloque a tigelinha com os ingredientes numa assadeira, regue um pouco de água fervente na assadeira e leve ao forno para assar em banho-maria por 20 minutos, tempo suficiente para o seu banho também! 


Aqui a receita de 

COCOTTE DE COGUMELOS-PARIS, LIMÃO E PARMESÃO

Ingredientes

3 cogumelos-de-paris
1/2 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
2 ovos
2 colheres (sopa) de creme de leite
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de noz-moscada 

Modo de Preparo

1. Esta receita pode ser feita de duas maneiras: no microondas ou no forno convencional. Para quem quer preparar a cocotte, tomar um banho em 20 minutos e depois jantar relaxado, a melhor opção é usar o forno convencional. Neste caso, preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Se a fome for maior que a necessidade de um banho, no microondas a cocotte fica pronta em apenas 3 minutos.

2. Bom, para a turma do banho, também será necessário fazer um banho-maria para assar a cocotte. Isso significa que ela vai ao forno dentro de uma assadeira com um pouco de água fervente. Por isso, encha uma panelinha com água e, quando ferver, despeje na assadeira já dentro do forno (assim você não corre o risco de se queimar derramando a água ao levar a assadeira ao forno). A água não deve preencher mais da metade da assadeira.

3. Com uma faca, corte os cogumelos em fatias.

4. Num ramequim (ou qualquer tigelinha refratária individual), coloque as fatias de cogumelo, o suco de limão e o parmesão. Lembre-se de que o parmesão já é salgado. Por isso, achamos desnecessário temperar com sal os cogumelos. Mas, se quiser, um pouquinho de pimenta-do-reino vai bem.

5. Quebre os ovos sobre a camada de cogumelos. Fure as gemas com um garfo, caso vá assar a cocotte no microondas. (Há uma lenda sobre a gema que explode no microondas. Nós não testamos. Ficamos com preguiça de, caso fosse verdade, ter de limpar o microondas.) Coloque o creme de leite sobre os ovos, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e rale um pouquinho de noz-moscada. Não precisa misturar.

6. Coloque a tigelinha dentro da assadeira com água no forno e deixe assar por 20 minutos, caso goste da gema mole. Se quiser ela mais firme, deixe por mais 10 minutos. Para assar no microondas, 3 minutos deixam a gema bem firme. Se quiser ela mais molinha, 2 minutos são suficientes.

Fonte: Site Panelinha

Um comentário:

PratosdaBela disse...

Fácil e bom de certeza...
Jinhos fofos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...