Páginas

domingo, 16 de janeiro de 2011

Shishbarak

Delícia da cozinha árabe que vai conquistar você! ;)

Ingredientes:

Para a massa:
- 350 g de farinha de trigo
- 1 copo (tipo requeijão) de água (250 ml)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de sal
- 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 50 g de manteiga (para dourar os chapeuzinhos)
Para o recheio:
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola pequena picada
- 1/2 kg de carne moída
- Sal a gosto- Pimenta-do-reino, pimenta síria a gosto
- 1 colher (chá) de canela em pó
- Cheiro-verde picado a gosto
- 100 g de nozes picadas grosseiramente
Para o molho:
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 dente alho socado
- 800 ml de coalhada fresca
- 3 colheres (sopa) de amido de milho dissolvido em 1litrode leite
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de hortelã fresca

Modo de Preparo
Massa:Numa tigela, misture 350 g de farinha de trigo, 1 copo (tipo requeijão) de água (250 ml), 2 colheres (sopa) de manteiga, 1colher (chá) de sal e 1/2colher (chá) de fermento em pó.Misture bem até obter uma massa lisa.Deixe descansar por cerca de 1 h coberto com papel-filme.
Numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo. Corte círculos com 13 cm de diâmetro.Coloque no centro de cada círculo o recheio de carne moída.
Dobre a massa sobre o recheio dando forma de pastel.Una as duas pontas numa leve pressão formando umchapeuzinho.Numa frigideira com 50 g de manteiga, aos poucos, doure os chapeuzinhos.Reserve.
Recheio:
Numa panela em fogo médio, com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, refogue 1 cebola pequena picada e 1/2 kg de carne moída.Tempere com sal a gosto, pimenta-do-reino, pimenta síria a gosto,1 colher (chá) de canela em pó, cheiro-verde picado a gosto e 100g de nozes picadas grosseiramente.
Misture bem, desligue o fogo e deixe esfriar.Use como recheio dos chapeuzinhos.
Molho:
Numa panela com 1 colher (sopa) de azeite, doure 1 dente de alhosocado.Junte 800 ml de coalhada fresca e 3 colheres (sopa) de amido demilho dissolvido em 1 litro de leite e sal a gosto, mexendo sem parar até levantar fervura.
Quando levantar fervura, coloque 2 colheres (sopa) dehortelã fresca e cozinhe os chapeuzinhos, por 5 min até ficarem macios.

Sirva a seguir com noz-moscada em pó polvilhada sobre o prato.

Dicas da Janita: 
1)Como fazer o shish barak em casa é muito trabalhoso e a maior parte das pessoas não tem muito tempo para preparar suas refeições, utilizar as massas prontas (frescas ou secas) acaba sendo uma boa escolha também.
2)Costumo fazer a coalhada em casa. É só ferver um litro de leite, deixar amornar até a temperatura de 48ºC, misturar 1 copo de iogurte natural integral e deixar descansar durante 12 horas. Depois, é só colocar na geladeira. Caso você não tenha um termômetro de culinária, o truque é colocar o dedo mindinho no leite e se der para contar até 10 está na temperatura certa.

Origem do Shishbarak
Shishbarak ( em árabe : ششبرك) é manti ou macarrão.
O Shish Barak é um prato de massa, tipo um cappelletti com coalhada da culinária árabe muito popular na região do Sham (Líbano, Palestina, Jordânia e Síria). Normalmente, os recheios podem ser diversos, mas o mais tradicional é usar um recheio caseiro com carne de carneiro moída e cebola (para os dias de comemoração)  ou um recheio de queijo com cebola, coentro e hortelã (para o período da quaresma). 

3 comentários:

Unknown disse...

Eu amei! Só queria saber como faço com o capeletti q compramos no supermercado e qual a quantidade? Um litro mesmo d leite pra qtos pacotes de capeletti? Vc poderia me ajudar?

Janita/Jana Gommersbach disse...

Olá, Maria! Agradeço pelo contato!
Você pode usar a massa fresca comprada no mercado para fazer a receita. A quantidade ideal para essa receita é de 500 gramas de capeletti, pois o molho precisa ser bem farto no prato, como na foto(por isso 1 litro de leite para o molho).
Espero ter ajudado.
Beijinhos.

Unknown disse...

Capeletes prontos não dão o mesmo sabor.
Existe coalhada da vigor, melhor que yogurt. Fica mais azedinho
Faço muito esse prato, de maneira diferente. O resultado surpreendente.
Quanto aos capeletes (são os que dão mais trabalho) junte a família toda para ajudar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...