Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Risotto Catalão

Ingredientes:

2 xícaras de arroz

2 dentes de alho
1 colher (chá) de açafrão
500g de carne de galinha
250g de lingüiça defumada
1 xícara de vinho branco
1 cebola grande
Meia xícara de ervilha
Meia xícara de salsão picado
2 colheres de salsa picada
sal e pimenta síria a gosto

Modo de fazer:
1 - Aqueça uma panela e coloque um pouco de azeite. Doure o alho e a cebola picados. 2 - Entre com a carne de galinha (pode ser peito) cortada em cubos e com a lingüiça em rodelas pequenas. Frite tudo até dourar a carne.
3 - Agora entra o vinho branco e o açafrão. Misture. Deixe cozinhar por 10 minutos.
4 - Junte o arroz, a ervilha, o salsão e a salsa. Mexa e acrescente a água. Tempere a gosto(lembre que a ling6uiça já é salgada, então cuide com o sal).
5 - Agora são 15 minutos ou até o arroz ficar macio. Deixe a panela tampada, depois de pronto, fora do fogo por 10 minutos antes de servir. Acompanhe com queijo ralado e salsa picada.

A Catalunha e sua gastronomia
Catalunha (em castelhano Cataluña; em catalão Catalunya) é uma comunidade autónoma da Espanha, situada a nordeste da península Ibérica. Ocupa um território de cerca de 32.000 km², limitada a norte pela França e por Andorra, a leste com o Mar Mediterrâneo, a sul com a Comunidade Valenciana e a oeste com Aragão. A capital da Catalunha é a cidade de Barcelona. A Catalunha é reconhecida como uma nacionalidade no seu Estatuto de Autonomia, enquanto que o artigo segundo da Constituição Espanhola se refere a nacionalidade, reconhecendo e garantindo o direito à autonomia da mesma.
Culinária da Catalunha ou Culinária Catalã é muito particular. A sua base é de origem mediterrânea e partilha os ingredientes mais diferenciados de outras culinárias da região; como os legumes ricos em fécula (como feijãogrão-de-bicobatata,lentilhaervilha, e outros), legumes frescos, frutas, o azeite de oliva e os peixes de água salgada; e o espírito da variedade, a improvisação de misturas, sempre com normas bem realizadas que vem do inconsciente coletivo dos Catalães.
A culinária catalã atual é de origem antiga e os catalães são fiéis à preservação da confecção dos pratos. Os novos burgueses, ao longo da história, simplificaram-na e a adaptaram a todas os tipos de bolso. Em geral, ela se compõe de pratos simples de serem realizados e sem muitos ingredientes, para se poder reconhecer o sabor dos produtos de boa qualidade.
Os catalães pegavam os legumes secos dos soldados romanos; os produtos e técnicas, principalmente em confeitaria, dos judeus e árabes; as batatas, tomates, chocolate e outros produtos da América; etc.
Os pratos são apresentados em pedaços muito grandes do que geralmente encontrados na região Mediterrânea, por isso precisavam utilizar garfos e facas.
Atualmente os jovens e mais criativos fazem uma apresentação aos pratos de sempre, ou tentam introduzir alguma novidade, mas sempre respeitando as receitas tradicionais.
Também são frequentes os pratos com macarrão, servidos diretamente com molho ou com outros ingredientes no prato, como o caso da "fideuà", os macarrões negros (fideos negros) ou o rossejat de fideos. O macarrão foi introduzido na culinária catalã pelos árabes. Na cozinha tradicional, a forma mais utilziada de se usar macarrões são os finos, do tipo "cabelo de anjo", ou grossos, com ou sem perfurações.
Também usa-se muito preparações com arroz, tanto com os ingredientes do macarrão, como em variantes da paella, como o arroz a banda, arroz de bacalhau com alcachofras, arroz parellada, arroz negro, arroz escuro ao estilo de Ampurdán, arroz con caracoles (tipo "escargot"), arroz com "espardeñas" (pepino do mar) ou arrosejat.


A Catalunha também se distingue por sua tradição vinícola. As regiões de Penedés, Alella, Priorato e Segre são grandes produtoras de uma grande variedade de vinhos. O mais conhecido e exportado é o cava de Penedés, cuja produção é liderada por empresas familiares como Freixenet e Codorníu.
Também vale a pena destacar o ratafia, um licor que pdoe ser de pêssegocereja ou amêndoas.
Vale a pena dizer que a Catalunha oferece uma grande variedade de restaurantes com culinária de todas as regiões espanholas, bem como de culinária internacional. Barcelona é a cidade com a maior quantidade e variedade de restaurants, já que é a maior cidade. Conta, no total com nove estrelas "Michelín" e é a primeira da lista do ano de de "Melhores cidades gastronômicas do mundo" segundo a cadeia de televisão MSNBC. Mas a culinária catalã tradicional, cotidiana dos catalães não são somente uns restaurantes na cidade e fora dela. Prova disso é que os restaurantes mais premiados estão repartidos por toda a geografia do país.
A culinária catalã é caseira, criativa, de tradição slow food muito antes de este movimento ter nascido , feita com produtos locais, frescos, de temporada e ótima qualidade. É possível comer um prato muito bom por preço justo, em estabelecimentos sem pretensões mas muito respeitáveis. A cozinha molecular com apresentações espetaculares usa os mesmos bons ingredientes mas necessita de orçamento material e pessoal maiores.
Há os que apostam na cozinha inovadora, mas respeitando e baseando-se na cozinha tradicional catalã, como Los hay que apuestan por la cocina innovadora, pero respetando y basándose en la cocina tradicional catalana, como:
  • "El Bulli" de Ferran Adrià, que se encontra em Rosas (Gerona).
  • "Sant Pau" de Carme Ruscalleda que se encontra em Sant Pol de Mar.
Enquanto outros encontram seu êxito com a cozinha tradicional de sempre, sem deixar de cuidar da apresentação e surpreender:
  • "El racó de Can Fabes" de Santi Santamaría, em Sant Celoni.
  • "El Celler de Can Roca" dos três irmãos Joan Roca, Josep Roca e Jordi Roca, em Gerona.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...