Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vieiras salteadas com gaspacho verde


Ingredientes:
Gaspacho verde
4 pepinos libaneses (ou ½ pepino inglês) cortados em cubos pequenos
3 tomates verdes (se em conserva, divida em quatro. Se fresco, corte em pequenos cubos)
3 cebolinhas picadas
1 dente de alho
Uma porção pequena de coentro fresco
¼ de xícara de azeite

Uma pitada de sal grosso
Uma pitada de pimenta-do-reino moída
Suco de 2 limões inteiros



Vieiras salteadas
5 vieiras
Uma pitada de sal grosso
Uma pitada de pimenta
Óleo de canola para untar a frigideira

Modo de preparo:


Gaspacho verde

Corte os pepinos em tiras, deixando a casca. Em seguida, corte em cubos pequenos.
Coloque em uma vasilha.
Pique as cebolinhas. Adicione à vasilha.
Descasque os tomates verdes frescos e corte-os em cubos pequenos do tamanho do pepino. Adicione à vasilha.
Pegue um dente de alho fresco. Retire a casca e amasse. Adicione à vasilha.
Acrescente o azeite, o sal, a pimenta-do-reino e o suco de limão. Mexa para permitir a mistura de sabores.



Vieiras salteadas
Faça incisões nas vieiras com uma faca pequena em xadrez (para que fiquem com uma bela “aparência dourada” após refogar).
Em uma frigideira aquecida, adicione óleo de canola o bastante para revesti-la. Acrescente um pouco de azeite e uma pitada de sal e pimenta e refogue as vieiras por inteiro, cerca de 30 segundos cada lado, até ficarem quase cozidas. As vieiras devem apenas perder sua cor translúcida.
Disponha as conchas das vieiras em uma travessa para servir. Coloque uma porção do gaspacho em cada concha com uma única vieira salteada por cima e, em seguida, adicione um pouco de azeite.



As Vieiras


As vieiras são moluscos que têm duas conchas lindamente convexas e estriadas. A sua concha de duas partes é o motivo por que as vieiras são vistas pelos biólogos marinhos como moluscos bivalves. A parte das vieiras que é geralmente consumida é a «noz», o músculo branco que abre e fecha as duas conchas. Tem uma textura suave e carnuda e um delicado sabor que pode ser suave ou agressiva, dependendo da variedade. O «coral», as glândulas reprodutoras, também são comestíveis, embora não sejam largamente consumidas.
A carne da vieira do mar é grande, normalmente com 40 centímetros de diâmetro, enquanto a vieira da baía é pequena, com cerca de 15 centímetros de diâmetro. Na Europa, o tipo mais popular é a vieira grande, mais habitualmente chamada Concha de São Jacques. Várias centenas de diferentes espécies de vieiras são encontradas por todo o mundo, nas águas rasas de muitos mares.
Um molusco que possui carne branca ( músculo adutor) rodeado pelo órgão reprodutor (gônada) e ambos são a parte da Vieira utilizada para consumo , macia , levemente adocicada e de sabor inigualável , rica em glicogênio , principal fonte de energia de que o organismo dispõe , de proteína , de cálcio e de baixo teor de colesterol, contém heparina (polissacarídeo sulfatado - anticoagulante) substância importada para fabricação de remédios. É uma iguaria muito apreciada em qualquer lugar do hemisfério e consumido nos melhores restaurantes 

As vieiras  são moluscos com alto valor econômico que fomentam uma grande indústria de extração e cultivo nos mais variados países. Em inglês as vieiras são conhecidas como scallops, em francês como coquille saint-jacques  e em países de língua espanhola como ostiones, almejas, escalopas ou mesmo vieira.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...