Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Arroz de Paio, Favas Verdes e Couve Manteiga

Ingredientes:
  • 2 paios

  • 1 colher de sopa cheia de azeite extra virgem

  • 2 dentes de alho grandes

  • 2 colheres de sopa bem cheias cebola branca em *brunoise

  • 200g de *arroz Bomba(na falta, use o arroz parboilizado)

  • 4 xícaras de chá de caldo de legumes

  • 80g de fava verde(se não tiver, faça com lentilha)

  • 4 colheres de sopa salsa picada

  • 40g de couve manteiga fatiada

  • sal e pimenta calabresa a gosto

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • manjericão

* Brunoise: Palavra  francesa para designar corte de legumes em cubinhos de 2/3 milímetros de lado.

*Arroz Bomba: Este é o arroz próprio para paellas usados pelos espanhóis. É um arroz  de grão mais pequeno e arredondado.
O Arroz do tipo "Bomba" custa caro. O preço contudo, compensa o resultado obtido. Segundo a literatura gastronômica, esse arroz absorve, em média, 3 vezes o seu próprio volume. O que isso significa? O arroz fica muito saboroso com a incorporação do riquíssimo cado obtido com a fervura dos legumes e das carnes. Requer atenção especial no seu cozimento. Após o 10° minuto de cozimento será necessário prová-lo constantemente. Não quer gastar tanto? Quer um preparo mais fácil? Use o arroz parboilizado.

Modo de Preparo:
Corte o paio em rodelas e depois corte a rodela em 4. Em uma frigideira frite até ficar dourado. Retire do fogo e reserve. Em uma panela refogue no azeite extra virgem o alho picado e a cebola picada. Adicione o arroz previamente lavado e refogue bem. Junte metade do caldo de legumes e mexa sempre. Adicione o paio e a fava verde e o restante do caldo conforme a necessidade. Mexendo sempre até o arroz estar macio. Finalize com as ervas picadas e a couve fatiada. Tempere com sal se necessário. Decore com o azeite e manjericão.

Rendimento: 4 porções

Harmonização: Sangervasio Rosso IGT.


A nOSSA QUERIDA COUVE
couve de folha ou couve comum é muito rica em nutrientes, especialmente cálcio, ferro, vitaminas A,C, K e B5. É escassa em calorias, mas satisfaz muito bem a sensação de apetite, portanto, pode ser aproveitada em regimes para obesos.
É uma hortaliça originada da costa do Mediterrâneo e pertence à família das Brássicas, assim como o repolho, o brócolis, a couve-flor e o rabanete.

Couve

COMO COMPRAR

couve é colhida durante todo o ano, mas como é favorecida por clima ameno os menores preços ocorrem de junho a outubro.
No Brasil, somente são plantadas couves de folhas lisas, sendo as do grupo manteiga as mais comuns. Essas possuem folhas verde-claro, tenras, lisas ou pouco onduladas, com peciolo e nervura verde-clara.
As folhas devem estar com aspecto de produto fresco, ou seja, sem manchas escuras ou amarelas, sem sinais de murcha e com os talos firmes.
As folhas de couve são comercializadas na forma de maço. Deve-se escolher o maço com cuidado, pelo seu aspecto, evitando quebrá-lo ou machucá-lo, para não danificar aqueles que serão comprados por outros consumidores.
couve pode ser comercializada na forma minimamente processada, ou seja, já picada e embalada. É fundamental que esse produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas para garantir a sua adequada conservação. Evite comprar este produto quando as folhas estiverem murchas e com pontos escuros, principalmente nas bordas, e cheiro alterado.

COMO CONSERVAR

couve é uma hortaliça que se conserva por pouco tempo, murchando e amarelecendo rapidamente. Em condição ambiente, deve ser mantida com os talos dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco de plástico aberto, em local bem fresco, por até um dia. Quando conservada em geladeira, inteira ou picada, deve ser mantida em saco de plástico fechado ou em vasilha de plástico tampada, conservando-se por até uma semana, quando inteira ou por três dias, quando picada.
couve pode ser congelada. Para tanto, deve ser picada fina e colocada em saco de plástico do qual deve se retirar a maior quantidade possível de ar.

COMO CONSUMIR

couve pode ser consumida crua, na elaboração de saladas e sucos, refogada ou como ingrediente de sopas, farofas e cozidos.
Lave as folhas uma por uma em água corrente. Se for consumir as folhas cruas é necessário deixá-las de molho em solução de água sanitária por 30 minutos na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água filtrada. Em seguida, enxágüe-as com água filtrada. A solução de água sanitária não deverá ser reutilizada. A água sanitária ou o vinagre não retiram resíduos de agrotóxicos, mas são importantes para eliminar microorganismos que possam causar doenças.
couve pode ser picada fina ou rasgada na preparação de cozidos. Deve-se cozinhá-la preferencialmente no vapor, utilizando-se uma panela própria ou ainda uma peneira sobre a panela com água fervente, colocando-se uma tampa sobre a peneira para acelerar e uniformizar o cozimento.
Tanto ao refogar como ao cozinhar a couve, deve-se evitar deixá-la muito tempo no fogo, pois fica escura e com o sabor ruim.
Quando congelada, a couve não se presta para consumo na forma crua, devendo ser usada somente em pratos cozidos. O descongelamento é feito ao fogo, durante o processo de preparo.

DICAS

Experimente comer a couve refogada como recheio de sanduíche, com pão tipo francês.
Prefira o consumo da couve crua, pois o cozimento resulta em perda de parte das vitaminas
couve para congelamento deve ser picada e não rasgada.
Fonte: www.cnph.embrapa.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...