Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Frango Assado com Ervas, Batatas e Flores de Cebola e Alho



Ingredientes: 


1 frango inteiro temperado
4 dentes de alho
2 pimentas dedo-de-moça
Salsinha
Sálvia
Alecrim
Louro
Tomilho
Sal grosso
Azeite de oliva
1 limão thaiti grande
1 dúzia de batatinhas com casca
5 cebolas
3 cabeças de alho
 



Modo de Preparo:
Descasque os dentes de alho e coloque-os no pilão junto com 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e picada rusticamente. Acrescente salsinha, sálvia, louro, tomilho e alecrim. Tempere com uma pitada de sal grosso e umas 4 colheres generosas de azeite de oliva. Esmague tudo no pilão até se transformar em uma pasta cremosa e verde. Com os dedos, separe a pele de todo frango(embaixo do peito do Frango) e massageie o tempero macerado nesse espaço e depois fora dela, na pele mesmo.

Para um tempero e aroma de dentro para fora da ave, recheie com alguns ramos das mesmas ervas frescas junto com uma pimenta inteira. Faça alguns furos, com a ponta de uma faca, no limão e coloque junto com as ervas. Isso dá um sabor incrível ao frango assado.

Forre uma travessa com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 40 min.

Após esse tempo, retire o papel alumínio. Na mesma travessa do frango, coloque ao redor as batatinhas cozidas com casca. Corte as cebolas em quatro, mas sem chegar ao final, apenas alguns centímetros para que pareça uma flor ao abrir. Corte, também, o topo das cabeças de alho e deite-as ao redor do frango. Com o restante dos temperos e ervas macerados no pilão, coloque mais 3 colheres de azeite, misture e regue os acompanhamentos ao redor e sobre o frango. Por último, uma pitada de sal grosso por cima das batatinhas e levar, novamente, ao forno por cerca de 45 min. ou até que tudo esteja dourado e a cebola e o alho cozidos.

Sirva com uma salada de entrada e depois arroz branco(ou integral) como guarnição.

Para harmonizar: um bom vinho chardonnay! Sugiro o elegante chileno Maycas del Limari Quebrada Seca 2007. 

Um comentário:

PratosdaBela disse...

Mais 3 doses por favor...
JNihos fofos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...