Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Macarons


De todas as cores e de vários sabores. Quem não se encanta com esses biscoitos que estão super em alta em todos os lugares do mundo? Os mais famosos são os da Ladurée, uma Patisserie francesa, fundada em 1862, que tem várias lojas em Paris, sendo a mais famosa a que fica localizada na avenida Champs Elysses, pertinho do Arco do Triunfo. Pierre Desfontaines, chef da casa, foi quem deu uma leitura moderna aos biscoitos tradicionais da região de Lorraine. Há controversas sobre sua origem, mas ninguém discute, que quem trouxe à tona a moda dos macarons foi o chef Pierre. 


Há uma versão que diz que o doce nasceu na Itália e que o macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina. No século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy.


Podem ser encontrados em caixas de presente, montados em formato de árvores, servidos na mesa de café dos casamentos, ou simplesmente para acompanhar um chá, um chocolate quente ou um capuccino no fim de tarde. De chocolate, café, baunilha, pistache, framboesa ou até mesmo de banana. Os sabores e as cores variam de acordo com a criatividade do cozinheiro. Uma invenção hypada, que a partir de agora você vai poder fazer em casa! 


INGREDIENTES :
160g de Farinha de amêndoas 
280g de Açúcar de confeiteiro 
130g de Clara de ovo 
30g de Açúcar Cristal 


Recheio:
Você pode utilizar geléias, ganaches, nutella ou creme de manteiga aromatizado com o sabor que preferir. 

MODO DE PREPARO :
Em uma tigela peneire a farinha e o açúcar de confeiteiro. Bata as claras em neve, misturando com o açúcar cristal. Quando estiver em ponto firme, acrescente, mexendo com a espátula, o corante com a cor desejada (verde para pistache, vermelho para framboesa, marrom para chocolate, etc). Depois, delicadamente, misture a farinha e o açúcar de confeiteiro, já peneirados, às claras em neve. Prepare uma assadeira com silpat (folha de silicone antiaderente) ou com papel manteiga. Coloque a mistura em um saco de confeiteiro com bico liso tamanho 08, e pingue a massa sobre a assadeira, dando uma distância de 05 cm entre um macaron e outro. Leve ao forno pré-aquecido, moderado (220oC), por 15 minutos. Retire e deixe esfriar. Com a espátula, retire os macarons da assadeira e recheie com o sabor desejado, fechando como um sanduíche. Bon Appétit!!! 


DICAS DE CHEF 
Fazer macarons exige disciplina, atenção e técnica. É possível que você não consiga fazê-los da primeira vez. Mas não desista. Você vai encontrar o ponto certo com a prática. 

Na hora de misturar os produtos peneirados, mexa até obter uma mistura brilhosa. Quando estiver nesse ponto, é hora de imediatamente levar ao forno. Não deixe a massa muito tempo esperando por você, pois ela pode desmontar. 

A folha de Silpat, é um produto feito a partir do silicone, anti aderente, que agüenta temperaturas de até 480oC. Muito utilizado na Patisserie. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...