Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Papas Bravas - as mais famosas Tapas!

“Tapas” são tira-gostos, aperitivos frios e quentes e pequenas entradas servidas em todos os bares da Espanha. 
O nome tapas vem do costume que as tabernas tinham de servir a garrafa de vinho com um aperitivo em cima da garrafa para tampar e evitar que entrassem bichos na bebida. Abaixo, duas receitas simples para que você usufrua um pouco da cultura espanhola. 
“Tapear” é o esporte gastronômico preferido dos espanhóis.  As tapas tradicionais, à base de azeitonas, presunto, queijos, legumes marinados e tortilla, eram servidas em palitos ou sobre fatias de pão. Depois foram incorporados novos produtos, como peixes, frutos do mar, ovos, tomates, pimentões, cebola, alho, cogumelos, novos embutidos e novas maneiras de apresentação. Hoje o cardápio de Tapas não para de crescer  devido à criatividade e imaginação de chefs e cozinheiros amadores. Por isso, dê asas à sua imaginação e, a partir das nossas sugestões, crie as “suas” tapas. Quase tudo é permitido, desde que se possa comer com as mãos ou com espetos em um ou dois bocados e seja gostoso. 


Papas Bravas

Patatas bravas                               
  


Fotos de Papas com salsa brava(acima) e com Alioli(abaixo)
Esta talvez seja uma das Tapas mais populares na Espanha. Cubos de batatas cozidas e depois fritas, envoltas em Molho Picante à base de páprica - a Salsa Brava –  e/ou Alioli (ou Aioli).  Os ingredientes e o modo de fazer dos molhos variam conforme a região, a cidade e o… cozinheiro, mas são sempre apimentados. Aqui vamos dar a receita dos 2 molhos e você escolhe como quer servir.
Ingredientes para 4 pessoas:
800 g de Batatas médias, de preferência do tipo Asterix/
Óleo vegetal para fritar/
Sal e Pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
1)Descasque as batatas e corte-as em cubos com cerca de 2 cm. 
2)Coloque numa panela, cubra com água, salgue, leve ao fogo, deixe levantar fervura e cozinhe por 2 minutos. Retire, escorra e seque bem os cubos. 
3)Numa frigideira grande frite metade dos cubos em óleo não muito quente até que estejam macios. Aumente o fogo e frite mais um pouco até que os cubos fiquem dourados. Retire com uma escumadeira e escorra em papel absorvente. Coloque a outra porção de batatas e frite do mesmo modo. 
4)Passe as batatas fritas para uma vasilha funda e regue com um pouco da Salsa Brava ou com aioli ou envolva metade dos cubos com um molho e metade com outro, sem misturar as duas porções. Sirva as batatas em seguida, acompanhadas de potinhos com mais molho e espetos de madeira previamente deixados de molho em água fria por 15 minutos.
OBS: Se preferir uma receita sem fritura, siga a receita até o passo 2. Aqueça o forno a 220 graus por 15 minutos. Forre com papel vegetal uma assadeira onde caibam todos os cubos numa só camada. Deixe a batata esfriar um pouco, disponha os cubos na assadeira, pincele com azeite e tempere com sal e pimenta do reino. Leve ao forno por 20 a 25 minutos ou até que os cubos estejam dourados e macios. Vire as batatas na metade do cozimento. Retire, passe para uma vasilha de servir e proceda como na receita acima.

Salsa Brava - Há receitas deste molho que levam cebola e tomate. Esta é a receita da salsa típica de Madri, só com páprica.

Ingredientes para 4 pessoas:
2 colheres de sopa de um bom azeite
1 colher de sopa de farinha de trigo
meio cubo de caldo de carne dissolvido em 250 ml de água fervendo
2 colheres de café de páprica doce
1 colher de café de páprica picante (Se quiser um molho muito picante, aumente a quantidade de páprica picante e diminua a de páprica doce.)
* como gosto bem picante, acrescentei pimenta Tabasco.
Modo de Preparo:
1)Aqueça o azeite numa panela grossa, retire do fogo e junte a farinha aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau para não formar grumos. Volte com a panela ao fogo, junte as pápricas e continue mexendo sem parar até que o preparado esteja liso e a páprica bem incorporada. Junte aos poucos o caldo bem quente sem parar de mexer. Pode ser que você não precise usar todo o caldo. Quando o preparado estiver na consistência que cubra as costas de uma colher de metal, espesso mas não muito, retire do fogo, deixe esfriar um pouco e jogue sobre as batatas fritas.
Alioli – Este molho é uma espécie de maionese feita com alho e páprica.  
Ingredientes:
Coloque no liquidificador 250 ml de óleo de canola, 
2 ovos inteiros, 
2 dentes de alho, 
3-4 colheres de chá de páprica picante, 
uma pitada de sal e de pimenta do reino. 
Modo de Preparo:
Bata em velocidade alta por cerca de 2 minutos. Retire e use como molho para as batatas bravas e vegetais em geral. O molho dura até 3 dias na geladeira.
Dica: Se não quiser ter nenhum trabalho, incremente 250 g de  maionese industrializada com 2 dentes de alho amassados e pitadas de páprica picante. Voilá, um Alioli quase instantâneo!
MERCADO NA ESPANHA 
Se você tiver a oportunidade de ir à Espanha, não deixe de visitar em Madrid o Mercado de San Miguel. O lugar foi reformado recentemente e é muito charmoso. Lá se vendem tapas, ostras, vinhos, mariscos, chocolates, macarons, queijos e otras cositas más. É sempre cheio de gente, de manhã ou à noite, que vai pra lá pra beber um bom vinho e comer as famosas tapas. Fica ao lado da Plaza Mayor. É um verdadeiro centro da cultura gastronômica. O site para mais informações: 
www.mercadodesanmiguel.es
Em Barcelona...
Até o irmão do Ferran Adriá, o Albert Adriá, abriu um lugar de tapas fantástico no bairro de Eixample, chamado Inopia. 
O Inópia é um dos restaurantes de tapas mais descolados de Barcelona!Sempre lotado e com uma considerável fila na porta serve tapas tradicionais com umas pitadas contemporâneas...



Address: Tamarit, 104 - Eixample - Barcelona
Phone: 93 424 52 31
ttp://www.barinopia.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...