Páginas

terça-feira, 1 de junho de 2010

Os Sabores da Copa do Mundo 2010



Zakumi Mascote da copa 2010
África do Sul - terra de Nelson Mandela, do Cabo da Boa Esperança (antes das Tormentas, na Cidade do Cabo), do Menlyn Park (Pretória), do Sítio Arqueológico de Sterkfontein (Johanesburgo), do Centro Africano de Arte (Durban), do Pilanesberg Game Reserve (Rustenburgo), do Blyde River Canyon (Nelspruit). O país é conhecido por sua diversidade em etnias (índios, negros, brancos), crenças religiosas e idiomas (são onze línguas oficiais). 



 Nos sabores também. Juntando à culinária de origem negra - com pratos que nos são familiares, como arroz, dobradinha, milho cozido, rabada, papa e pirão feito com maize (parecido com nosso milho) - mais ingredientes e receitas de muitos outros povos: tribos indígenas (especialmente Khoisan, Xhosa e Sotho); afrikáners (grupo de origem germânica), com receitas de braai (espécie de churrasco) e potjiekos (estufado com ingredientes variados e vinho); malaios, com o bobotie (cozido de carne moída, cebola, leite, pão, amêndoas, curry, damasco); indianos com o bunny chow (pão sem miolo recheado com feijão, frango e sardinha, tudo temperado com curry); holandeses com boerwoers (salsicha picante feita com carneiro e porco); britânicos com spare-ribs (costelinhas de boi ou porco grelhadas).




Há hoje, por lá, uma grande liberdade no combinar ingredientes e receitas de todos esses povos, refletindo a abertura e a tolerância que o apartheid provocou. Por tudo, assim, temos uma culinária muito especial. Com uso de temperos próprios (açafrão, páprica, canela, cardamomo, curry, mostarda em pó), carnes variadas (antílope, avestruz, cordeiro, crocodilo, javali, porco selvagem, zebra), peixes (atum, haddock, kingklip, salmão e uma espécie de tubarão, o snoek), frutos do mar (mariscos, ostras), crustáceos (camarões, lagostas), insetos (grilos), larvas (de mopane). Mais frutos naturais, como marula (do qual se faz o licor Amarula), múcua (fruto do baobá) e lichia; além dos secos, como abacaxi, damasco, figo, goiaba, maçã, manga, pêra, uva. Sem contar as sobremesas: melktert (torta de leite), torta de maçã, cheesecake de abóbora, koeksisters (massa frita e mergulhada em xarope), umngqusho (feito com grão de milho seco e feijão). 


Sabores não faltarão na hora de comemorar os gols do Brasil!


Fonte: Folha Gastronômica.


Confira neste blog, em "cozinha africana", diversas receitas tradicionais africanas.

Um comentário:

Ana Siewert disse...

Adorei Jana!! Esse blog é uma delícia!!!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...