Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Risotto de Salmão ao Limão


Ingredientes:

- 300 g de salmão fresco cortado em cubos pequenos
- 1 ½ colher (chá) de sal
- ½ colher (café) de pimenta-do-reino moída na hora
- 5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 1 cebola pequena picada (70 g)
- 2 xícaras (chá) de Arroz Carnaroli
- suco de 1 limão siciliano(ou thaiti) (50 ml)
- 1,5 litro de caldo de legumes quente
- 2 ramos de dill lavados e picados ou cebolinha verde
- raspas do limão para decorar

Modo de Preparo:
Tempere o salmão com sal e pimenta e reserve-o em geladeira. Em uma panela ou frigideira de fundo largo e bordas altas, aqueça 2 colheres (sopa) da manteiga e, ainda com a chama alta, refogue a cebola até ficar transparente. Junte o arroz e refogue-o por mais 2 minutos. Acrescente metade do suco de limão e deixe reduzir à metade em fogo alto. Junte o caldo de legumes, aos poucos, adicionando mais à medida que o líquido for secando.

Mexa constantemente para que o risoto fique bem cremoso. Quando estiver al dente, apague o fogo, acrescente o restante da manteiga e do suco de limão, o salmão reservado e o dill picado. Misture bem até que a manteiga derreta e o salmão cozinhe no calor do risoto. Sirva em seguida com as raspas de limão para enfeitar.

*Variação: o dill é uma erva também conhecida como endro ou aneto. Se quiser, você pode substituí-lo por cebolinha verde e/ou salsinha.

Rendimento: 4 porções 

Harmonização: Vinho branco da uva Sauvignon Blanc da Casa Silva, do Chile, chamado Cool Coast. Um vinho surpreendentemente delicioso!
O vinho Cool Coast Sauvignon Blanc é o primeiro vinho da Casa Silva proveniente das colinas da costa fria do Vale De Colchagua. O Terrior no qual vem este vinho combina o frescor do sul do pacífico e a vibrante mineralidade dos solos costeiros do vale.
Vinho de intensos e persistentes aromas, notas críticas, abacaxi fresco e suave fundo vegetal. Na boca tem um excelente corpo, uma acidez refrescante, firme e balanceada, com forte presença mineral e um prolongado final, é um vinho elegante e que apaixona.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...