Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pernil de Vitela Laqueado com Creme de Anis e Laranja

Ingredientes:
PERNIL
1 pernil de vitela de 4 kg;
2 xícaras de vinho branco; 
6 anis-estrelados; 
½ xícara de suco de limão siciliano; 
1 cebola picada; 
4 colheres (sopa) de alecrim fresco picado; 
folhas de sálvia a gosto; 
4 dentes de alho; 
1 folha de louro; 
Sal e pimenta

MOLHO
3 xícaras de suco de laranja; 
3 colheres (sopa) de açúcar, se necessário; 
2 xícaras de caldo de carne; 
2 galhos de tomilho 
2 anis-estrelados; 
3 colheres (sopa) de manteiga; 
½ colher (sopa) de farinha de trigo; 
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
MOLHO
Misture o suco de laranja, o açúcar (se necessário) e leve tudo ao fogo para reduzir a 2/3. Junte o caldo de carne, tomilho, anis e reduza novamente a 2/3. Adicione a manteiga, a farinha e incorpore tudo com um fouet. Acerte o sal, a pimenta e retire a nata que se forma. 

PERNIL
Leve 1 xícara de vinho e o anis ao fogo baixo por alguns minutos para liberar o aroma. Junte o vinho aromatizado ao restante do vinho e acrescente o suco de limão, cebola, alho, alecrim, sálvia, sal e pimenta. Bata tudo no liquidificador, despeje em um saco plástico com o pernil e deixe marinar na geladeira por 24 horas. Retire o pernil do saco plástico, leve ao forno médio (170°C) em assadeira funda com a marinada. Cubra com papel-alumínio e deixe assar por cerca de 2 horas e meia. Verifique o ponto. Retire o alumínio e pincele o molho. Asse por cerca de 10 minutos, retire o pernil, pincele novamente e leve ao forno. Repita esse procedimento no mínimo seis vezes, para que fique bem laqueado. Decore com rodelas de laranja e sirva.

Harmonização: um vinho branco bem estruturado ou tintos jovens.

O Anis-estrelado
Nativo da Ásia Oriental, o anis-estrelado foi levado para a Europa no século 19, por Lorde Cavendish, quando era usado na água de cozimento de frutos do mar, como forma de evitar o envenenamento por esses alimentos.
O anis-estrelado, também conhecido pelos nomes de badiana, badiana-de-cheiro, é um fruto em forma de estrela, de uma pequena árvore perene.
O aroma e o sabor das sementes do anis-estrelado são semelhantes aos das sementes de erva-doce, embora mais fortes. Seu óleo essencial é o mesmo da erva-doce.

Esta especiaria quando adicionada com parcimônia, na medida correta, deixa o prato muito agradável. É um dos ingredientes do tempero chinês conhecido como "cinco especiarias", mistura que leva anis-estrelado, canela, cravo, funcho e pimenta, que serve como tempero ou em marinadas.  
Encontrado inteiro ou em pó, é usado para aromatizar peixes, mariscos e frutos do mar, carne de porco, pato ou galinha, pães e biscoitos, compotas, geléias, doces em geral, vegetais variados, licores e chás. É comercializado em pequenas embalagens fechadas ou a granel, pode ser usado inteiro ou quebrado, porém em pequenas quantidades. Também para decorar pratos, uma vez que além de bonito ele proporciona um perfume levemente adocicado.

Benefícios para a saúde:Tem propriedades anti-séptica, expectorante, estimulante e digestiva.

Como guardar:Para conservar o sabor e o aroma do anis-estrelado, guarde-o em recipientes hermeticamente fechados ou em sacos plásticos, próprios para alimentos. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...