Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Camafeu

Delicie-se com essa "jóia" de doce!

Camafeu de nozes

Ingredientes:

.250 g de nozes trituradas
.2 latas de leite condensado
.1 colher (sopa) de chocolate em pó
.1 colher (sopa) de manteiga
.3 ovos
.3 gemas
.250 g de fondant comprado pronto
.Nozes cortadas ao meio para decorar  

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture as nozes trituradas, o leite condensado, o chocolate em pó, a manteiga, os ovos, as gemas e leve ao fogo baixo, mexendo bem, sem parar, até que a mistura se solte do fundo da panela. Deixe a massa esfriar e enrole no formato de um croquete. Banhe cada docinho no fondant e retire o excesso. Decore com as nozes partidas ao meio e deixe secar. Sirva quando o fondant estiver firme. 
Dica:
O fondant é encontrado pronto em lojas de produtos para doces.
Mais sobre o Camafeu
A origem deste doce português, muito tradicional da ilha Terceira, remete aos camafeus, objetos feitos de pedra cinzelada, formando figuras em relevo. No século XIX, passou a enfeitar blusas e vestidos femininos, além de ser pendurado ao pescoço por uma fita. É um doce pequeno, feito a partir de calda de açúcar, nozes raladas e ovos, engrossado ao fogo para ser, posteriormente, moldado no tamanho de uma noz, coberto com glacê e enfeitado com metade deste fruto.
O Doce Camafeu foi inspirado em um objeto muito usado de decoração por pessoas nobres entre os séculos XV e XIX.
A palavra camafeu origina-se do latim cammaeus, que quer dizer pedra entalhada ou esculpida. O camafeu surgiu por volta do ano 300 a.C., em Alexandria, sendo utilizado em jóias e adornos para roupas.
No século XVII era considerado refinado culturalmente um cavalheiro que colecionasse ou portasse peças em camafeus. O imperador francês Napoleão I foi outra figura histórica apaixonada pelos camafeus, e chegou a fundar em Paris uma escola para ensinar a arte da produção de camafeus a jovens aprendizes.
O doce levou esse nome pelo seu formato, que lembra o da jóia. Ele geralmente é feito para casamentos e é considerado um doce “nobre”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...