Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Knödel de Pão e Knödel de Batata

Essas bolinhas de massa, com ou sem batata, são, além de lindas e deliciosas, um versátil acompanhamento. Prove, é fácil fazer!

Knödel ou Kloß (plural: Klöße) é uma bola de massa servida como refeição principal ou acompanhamento nas gastronomias da ÁustriaAlemanhaSuíça e Boêmia.
Na Hungria, eles são chamados gombóc, na República Checa knedlík, em Luxemburgo Kniddel (en) e em Itália canederli. Nos EUA é usado para se referir especificamente a bolinhos de batata. 
    
Boa dica: As bolas que sobrem do dia anterior podem ser cortadas em rodelas e fritas numa frigideira, sendo esta variante designada por Geröstete Knödel. Neste caso, as rodelas podem ser acompanhadas por ovo estrelado ou uma salada
   
Outra variação consiste em utilizar ovos mexidos. Existe também uma variante chamada Saure Semmelknödel em que as rodelas fritas são usadas para fazer uma salada, sendo misturadas com cebolas,vinagreóleo vegetal, sal e pimenta e, por vezes, com salsicha.
   
Veja abaixo duas receitas, uma a base de pão amanhecido e outra com batatas:


Knödel de pão


Ingredientes:
8 unidade(s) de pão francês amanhecido(s)
2 unidade(s) de ovo
250 ml de leite
quanto baste de sal
2 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)
1 colher(es) (sopa) de cebolinha verde picada(s)
100 gr de farinha de trigo
noz-moscada a gosto


Modo de Preparo:
Corte em cubos os pães. Coloque-os em uma bacia junto com os ovos batidos, o leite e o sal. Misture bem e deixe descansar por uma hora (pode ser feito de um dia para outro, neste caso, coloque na geladeira). Posteriormente, acrescente a salsinha, a cebolinha, a noz-moscada e a farinha de trigo. Misture bem e faça, com esta massa, várias bolinhas. A seguir, cozinhe em água fervente salgada. Sirva com molho de tomate, com goulasch, como acompanhamento de carne assada ou ensopada, na sopa, com carne suína e chucrute, com molho de cogumelos, com frango ou peixe aos molhos de sua preferência.
    


Knödel de Batata


Ingredientes:

500 g de batata
150 g de farinha de trigo
150 g de manteiga
1 maço de salsinha
1 maço de cebolinha
1 bulbo de erva doce (opcional)
4 colheres (sopa) de óleo de papoula
noz moscada
sal
pimenta do reino



Modo de Preparo:
1 Descasque as batatas, corte-as em pedaços e deixe-os cozinhar por 20 minutos em água fervente salgada. Escorra-os e espere esfriar. Faça um purê amassando os pedaços com um garfo ou passando-os no espremedor de batata. Numa vasilha, incorpore a farinha ao purê, mexendo com uma colher de pau. Misture energicamente. Rale o equivalente a 1 pitada de noz-moscada em cima do purê, tempere com sal e pimenta e misture novamente.
2 Derreta a manteiga numa panela. Coloque nela o purê e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo médio, mexendo freqüentemente com uma espátula de madeira para o purê não grudar na panela.
3 Lave a salsinha, retire os cabos e pique as folhas. Lave e pique a cebolinha. Lave a erva doce, tire os fios e pique-a. Despeje o óleo de papoula e as ervas picadas na panela e incorpore-os ao purê. Experimente e acerte o tempero se necessário.
4 Retire o purê da panela e coloque-o numa travessa funda. Umedeça levemente suas mãos. Com uma colher de sopa, retire porções de purê e enrole-as com as mãos. Faça ao total 8 bolinhos grandes.
5 Ferva 3 I de água salgada. Mergulhe os bolinhos e deixe-os cozinhar por 20 minutos em fogo médio. Retire-os com uma escumadeira, coloque-os numa travessa quente e sirva.
Os knõdel são servidos para acompanhar carnes ao molho, carnes de caça, ensopados ou peixes cozidos. Existem inúmeras variações em todo o Leste Europeu, da Alsácia até a Boêmia. Trata-se sempre de bolinhos, mas sua composição varia. À base de miolo de pão, de um tipo de massa de macarrão ou de batatas, são temperados com ervas, cebolas, carne moída e até frutas.


Em algumas delicatessens ou importadoras é possível encontrar a mistura pronta. Muito fácil e fica perfeito!
nhoques+gigantes+de+paozinho+semmel+knodel+200g+-+kartoffelland

Um comentário:

Fernanda B disse...

Olá! Na minha família minha avó sempre fez essa sopa com pedaços de linguiça também junto nas bolas. Nós sempre chamamos de canedle, provavelmente uma variação porque a família é da Itália. Faz pouco tempo que descobrimos que essa sopa existe em outros lugares do mundo e é na verdade tão comum em algumas regiões, inclusive com nomes diferentes. Achei muito explicativo o post. Vou acompanhar o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...