Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Soufflé de Bacalhau

Graças ao imcomparável Antonin Carême podemos degustar essa delícia da culinária francesa nas mais variadas formas! Essa receita com bacalhau fica excelente! Prove!
Ingredientes: Para a base: 
100g de manteiga
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 litro de leite frio
8 gemas
10 claras em neve
Sal
Pimenta do reino

Para o bacalhau: 800 g de bacalhau bem desfiado e demolhado
1 dente de alho picado
1 cebola picada
20g de manteiga
1 xícara de salsinha e cebolinha picadas
Manteiga para untar
Farinha e queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de Preparo:
1) Para a base, derreta a manteiga e, mexendo sempre junte a farinha de trigo, deixando dourar ligeiramente. Acrescentar o leite e, sem parar de mexer, deixe no fogo até engrossar. Coloque sal, pimenta e retire do fogo;reserve. Assim que amornar, junte as gemas e reserve
2) Para o bacalhau, aqueça a manteiga e junte a cebola. Quando começar a dourar, adicione o alho e, assim que soltar perfume, acrescente o bacalhau e coxinhe por alguns minutos, até que esteja macio e mude de cor.
3) Junte o bacalhau ao creme junto com a salsa e a cebolinha e reserve
4) Aqueça o forno a 200 (quente). Unte com manteiga e polvilhe com farinha um refratário grande, com capacidade para 3 litros.
5) Bata as claras em neve até que estejam bem firmes. Com delicadeza, incorpore as claras ao creme.
6) Coloque a mistura no refratário, polvilhe com queijo e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos, até que a crosta e as bordas estejam bem douradas
7) Retire do forno e sirva imediatamente

Dicas da Janita: Um cuidado a ser tomado é utilizar uma fôrma cilíndrica, para que o aquecimento seja por igual e o suflê possa crescer de forma regular. 
Enquanto o forno está aquecendo, o preparo de base pode ser colocado perto do fogão, em banho-maria. 
Se utilizar farinha especial para bolo , a que já vem com fermento, na preparação do seu molho branco(bechamel) ele não vai encaroçar.
Para terminar, é aconselhável não abrir o forno durante o cozimento, para não abater.

Você sabe o que é Soufflé?
O Soufflé é uma palavra é o particípio passado do verbo francês souffler que significa "explodir" ou "inchar" - uma descrição apropriada do que acontece com esta combinação de ingredientes. É um prato de forno, de origem francesa, mais habitualmente salgado, preparado com claras em neve para aerar e dar volume.
Acredita-se que a primeira receita foi criada em meados do século 19, talvez até antes, pelo chef francês Antonin Carême. Sobre ele, dizia-se que era "o chef dos reis e o rei dos chefs". Desde então, essa delícia corre o mundo em mil e uma variações.

Preparado à base de bechamel ou algum tipo de purê, o suflê tem como liga gema de ovo adicionada de claras batidas em neve. Nesse processo, as claras recebem ar e, sob efeito do calor, esse ar se dilata e volume do bechamel (ou purê) aumenta.
As receitas são variadas, como os tradicionais suflês de queijo, espinafre e chuchu. Mas quem gosta de cozinha não pára de inventar e, a partir daí, surgiram suflês de outros sabores e até doces, como chocolate, café, gelado de morango, milho verde, salmão, banana, presunto e soja.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...