Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Soufflé de Queijo



Ingredientes:
200 gr. de manteiga
2 colheres de farinha de trigo
½ litro de leite
sal e pimenta a gosto
4 ovos
200 gr. de queijo tipo suíço ralado grosso ou faça um mix de queijos de sua preferência.


Modo de preparo:
1. Derreta a manteiga até começar a dourar.
2. Misture a farinha de trigo, mexendo rigorosamente.
3. Vá acrescentando o leite pouco a pouco, mexendo sempre para não encaroçar.
4. Acrescente o queijo e corrija o sal.
5. Acrescente a pimenta e retire do fogo.
6. Acrescente as gemas, misturando bem, sem levar ao fogo.
7. Bata as claras em neve e agregue à mistura.
8. Leve ao forno quente(temperatura média) por aproximadamente 10 minutos até crescer bem.
9. Retire e sirva imediatamente.


Para variar:
Substitua o queijo por couve-flor, espinafre, brócolis, chuchu, cenoura ou abobrinha, todos cozidos previamente.


Dica quente: Para impedir que o suflê derrame ao ser assado, passe o dedo untado com manteiga na borda interna da forma, já com a massa do suflê dentro.


Rende 5 porções em média.


Harmonização: vinho das uvas sauvignon blanc ou chardonnay.


Os suflês são pratos que têm a sua origem na culinária francesa, mas foram plenamente integrados à nossa mesa. Podem ser preparados com diferentes tipos de verduras e legumes, queijos e mesmo carnes e frutos do mar. Devem ser preparados no momento de servir. Depois de algum tempo perdem sua consistência e leveza. À primeira vista parecem pratos complicados. Mas não são tanto. Experimente!


Saiba mais sobre a origem, significado e dicas sobre Soufflé, neste blog, postado na receita Soufflé de Bacalhau".





MOMENTO DIVERSÃO NA COZINHA com um excelente texto de Luís Fernando Veríssimo:


SUFLÊ DE QUEIJO




O que Jorge e Marta estão dispostos a fazer pela carreira...

Jorge conta a Marta que convidou seu novo chefe para jantar.
- Eu falei do meu suflê de queijo e ele se interessou.
- Você falou no seu suflê de queijo assim, sem mais nem menos?
- Não. Não lembro qual era o assunto. Nós estávamos numa reunião e, de repente, se falou em suflês.
- Que estranho. Não é uma firma de corretagem? Você falam muito em suflês nas reuniões?
- Não interessa. O fato é que ele vem jantar aqui. Aceitou na hora.
- Quando?
- Amanhã.
Na noite seguinte:
- Você vai usar esse vestido?
- Por quê?
- Usa aquele teu preto. O decotado.
- Ó, Jorge! Quié isso?
- Você fica muito bem naquele vestido, e eu quero que ele veja como a minha mulher é bonita.
- Você quer que ele veja os meus peitos, é isso?
- Não, Marta. É pra, sei lá. Combinar com o jantar. Com as velas, com o suflê...
- Este vestido está bom.
- Marta. Por favor.
- Não sei que diferença vão fazer os meus peitos.
Jorge, depois de um suspiro de impaciência:
- Marta, acho que você não se deu conta da importância desse jantar. Pra mim. Pra nós. Ele é o novo chefe. Está num período de avaliação da equipe. Tem gente que vai pra rua. Ele é quem decide. Está entendendo? Eu posso ir pra rua.
- Se ele não gostar do seu suflê?
- Não, Marta! Mas ele aceitar vir provar meu suflê é um sinal de que quer me conhecer melhor. Podemos ficar amigos. Esse jantar pode decidir a nossa vida, Marta. Preciso que você faça a sua parte.
- Mostrando os peitos...
- E não só isso.
- Não só isso, Jorge?!
- Marta, chegou a hora de saber o que você está disposta a fazer por mim. Pela minha carreira. Pelo nosso futuro. Por nós.
- Como assim?
- Você sabe que eu tenho que ficar na cozinha quando o suflê estiver ficando quase pronto. Os últimos minutos são cruciais para um suflê de queijo não passar do ponto. E você vai ficar sozinha com ele na sala. Marta...
- Jorge, você é que está passando do ponto.
- Marta, isso não é hora de pensar em fidelidade, em moral, em mais nada. É hora de pensar no meu emprego e na nossa renda. É hora de você pensar nas prestações do seu cartão de crédito, Marta!
- Mas...
- Vá botar o vestido decotado!
Chega o novo chefe para jantar.
- Marta, este é o Ciro. Ciro, esta é a Marta, minha mulher.
É evidente a surpresa na cara de Ciro.
- Sua mulher?
- É.
- Eu não sabia que você era casado.
- Sou, sou. E bem casado.
- Prazer - diz Ciro, estendendo uma mão lânguida para Marta apertar. A decepção substituiu a surpresa no seu rosto.
Mais tarde, na cozinha, onde entrou para buscar o gelo, Marta comenta com Jorge, que acaba de colocar o suflê no forno:
- Acho que ele está a fim é de você, Jorge.
- Nem brincando, Marta.
- Chegou a hora de saber o que você está disposto a fazer pela sua carreira. Pelo nosso futuro. Por nós, Jorge.






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...