Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Chapatis

Ingredientes:


  • 225g de farinha de trigo integral
  • 150 ml de água morna
  • 1 pitada de sal
Preparo:
  • Ponha a farinha numa vasilha, abra um espaço ao meio e vá incorporando a água aos poucos. Coloque a massa numa superfície enharinhadae amasse por 8 minutos. Passe a massa numa vasilha untada e cubra com um pano úmido por 30 minutos.
  • Divida a massa em 6 pedaços e faça uma bola com cada um. Abra-as numa superfície e bata com as mãos (ou rolo) e vá abrindo a massa.
OBS: Estes pães chapados são fritos a seco, e servidos quentinhos, com manteiga de búfala ou manteiga clarificada. Use chapa ou frigideira grossa e bem quente para que os chapatis inflem e fritem rapidamente.

Chapati é um pão típico da culinária indo-portuguesa de GoaDamão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia. Dado o número elevado de goeses radicados em Moçambique, é também um pão comum nas mesas nesse país africano .
Os chapatis são preparados com uma farinha de trigo integral especial, tradicional da Índia, também denominada chapati. Estes pães são normalmente consumidos no desjejum, podendo, no entanto, ser consumidos em qualquer refeição ao longo do dia, de preferência quentes, acabados de fazer.
Para além da farinha de trigo integral,pode incluir ainda açúcarmanteigaóleo esal. Com estes ingredientes é formada uma massa, que é usada para formar pãezinhos achatados com cerca de 15 cm de diâmetro. Estes são depois cozinhados numa frigideira[1].
Podem ser consumidos como acompanhamento de pratos de caril.
O chapati é também típico das culinárias do Paquistão e da Índia.
Na Índia é comum o uso de chapatis ou outros tipos de pães nas refeições. Os indianos geralmente comem com as mãos, isto é, sem talheres, por isso o chapati é bastante utilizado para pegar os alimentos.
Existem vários tipos de pães: o roti,o porota, o nan, mas o mais comum é o chapati mesmo, que é o mais simples dos pães. Dizem que ele foi o primeiro pão de que se tem notícia na história das civilizações e que é consumido há mais de dez mil anos no vale do rio Hindus.
Esse(da receita acima) é o mais simples e o mais consumido dos chapatis, mas existem os mais elaborados feitos com Guee (manteiga clarificada), com pimentas ou co batatas, que é o aloo porota. São inúmeras as formas de fazer esses deliciosos pães que acompanham as refeições dos indianos.

Dica: Pra quem quiser ainda mais praticidade, uma boa saída é comprar pronto. Basta aquecer na hora, na frigideira, e servir com o que desejar. Esse da Pullman, em versão normal e light, é encontrado na maioria dos supermercados brasileiros e é bem gostoso!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...