Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Chá de Hortelã e Casca de Maçã

Receitinha para limpar e banir a energias negativas do seu dia! :)

Ingredientes:
- Folha de hortelã - Casca de maçã - Mel a gosto


Modo de Preparo:
Leve para ferver as folhas de hortelã e as cascas de maçã durante 5 minutos. Desligue o fogo e adoce com mel. Coe e faça o ritual abaixo.
Ritual para beber o chá: Quando entrar em casa tome um banho, faça o chá e tome-o lentamente. Mentalize que está jogando todos os momentos ruins do seu dia numa lata de lixo. Quando acabar o chá escreva todos esses momentos e jogue tudo no lixo, reserve só para isso. No final da semana ou na lua minguante jogue tudo fora.


HISTÓRICO E CURIOSIDADES SOBRE A HORTELÃ
Erva utilizada desde a antiguidade, com sua origem confundida com os mitos. Usada pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos, durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades.

Na bíblia aparece como dízimo.
Há uma lenda que diz que uma das ninfas amadas por Plutão, Minthe foi transformada em hortelã para fugir da ira da ciumenta mulher do deus grego.
Outra lenda dá conta que Sherazade, a personagem que contou mil e uma noite de estórias ao sultão para não morrer, desfiava seus contos ao sabor de chazinho de hortelã. 
Os árabes tinham esta erva como sagrada, por seu perfume marcante.
As mulheres romanas, proibidas de beber vinho, cuja pena para tal seria a morte, mascavam hortelã com mel, para disfarçar o hálito.
A hortelã era usada pelos árabes, nos banquetes, para regar as mesas e limpar o chão, a fim de estimular o apetite dos convidados.

É tida como  a erva da amizade, do amor e da hospitalidade. Conta-se que Zeus e Hermes em suas andanças disfarçados pela Terra, foram acolhidos para comer na casa de um casal de pobres anciões que forraram a mesa com hortelãs para melhor recebê-los. Os deuses então transformaram o casebre num palácio. Outra lenda dá conta que Sherazade, a personagem que contou mil e uma noite de estórias ao sultão para não morrer, desfiava seus contos ao sabor de chazinho de hortelã. O símbolo da virtude, pelo asseamento e pelas qualidades medicinais.
Perfumes com hortelã favorecem a compreensão, decisão, ordem, integridade e consciência ecológica.
Na aromaterapia: Fortalece a auto-confiança, dissolve pensamentos negativos, medo e egoísmo.



Dica da Janita: Quando for receber  ou hospedar alguém especial em sua casa, presenteie-a com um vasinho de hortelã. É uma maneira carinhosa, doce e perfumada de desejar boas-vindas e principalmente de declarar sua amizade! ;)

E se não desejar dar um vaso com a muda ou planta, escolha algo de hortelã. É sempre muito delicado e gostoso presentear e ser presenteado por um amigo com algo de hortelã! A lista  de possibilidades é infinita! Veja algumas idéias:


Cosméticos
    




Máscaras de descanso aromatizada com hortelã



Caixa para chás(lembre de colocar uma caixinha de chá de hortelã dentro)
   


Difusor de aromas





Cupcakes de menta e chocolate



Velas
  
Travesseiro aromático de hortelã para ter bons sonhos e relaxar



Gloss mentolado pra beijar muito! Hummm!



E até esmalte da cor da hortelã para as descoladas!



E não esquecendo dos nossos grandes amigos, os cães, tem presente  carinhoso de hortelã pra eles também!
  
Tem hortelã pra todo mundo! ;)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...