Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pierogi


Esse leve e delicioso pastel polonês vai conquistar você!

Massa: 
1 rolo de massa fresca para ravioli(ou lasagna)

Recheio:


250 g de ricota amassada
400 g de batata cozida e amassada
1 cebola média picada
ervas(aslsinha, cebolinha, dill...as de sua preferência)
Sal e pimenta a gosto

Molho: 
1 pote de nata
ervas e sal a gosto

Modo de Preparo:
Corte a massa em retângulos do tamanho que desejar. Lembre que vai dobrar e fechar essa massa com o recheio depois. Costumo fazer retângulos com 20 com de comprimento mais ou menos, pois gosto deles maiores para servir em porções individuais. Pode-se cortar a massa com cortador redondo também, assim terá o pierogi em meia-lua depois de fechado.

Para o recheio, refogue a cebola. Após esfriar, adicione à batata amassada. Logo após, junte a ricota amassada, as ervas, a pimenta e misture tudo muito bem. Tempere com sal a gosto.


Coloque em cada pedaço de massa com um pouco do recheio. Com as mãos, feche os pastéis, apertando as laterais.
Cozinhe os pierogis em água fervente e salgada por cerca de 4 minutos ou até boiarem. Vá retirando com uma escumadeira e colocando em uma bacia com manteiga derretida ou azeite de oliva, para evitar que grudem um no outro.
Para o molho, aqueça  um pouco no microondas a nata, sem ferver, e acrescente os temperos. Mexa e utilize sobre os pierogis.
Monte pratos individuais com 2 ou 3 unidades e coloque o molho por cima.
Sirva quentinho, como entrada ou prato principal.

Harmonização: um vinho branco seco. Sugestão: 
Les Faîtieres Riesling - Alsace.
O  QUE É PIEROGI
Pieogi é um tipo de pastel cozido originário da Polônia.Tem a forma de um ravióli, mas maior, e é feito com farinhaovos, recheado com ricota,batatas, ou repolho, em natura ou azedo (chucrute) e carne. O pierogi pode ser servido com molhos e nata.
A palavra pierogi significa pastel em polonês. Na Rússia e na maior parte da Ucrânia, sobretudo a leste, é conhecido como "varênike". No oeste da Ucrânia, no entanto, chamam-no perohê, que é um termo cognato de pierogi.
O pierogi é bastante conhecido em regiões do Sul do Brasil colonizadas por imigrantespoloneses e ucranianos do oeste (rutenos), sobretudo no Paraná, onde pode ser encontrado na mesa dos milhares de descendentes de eslavos, em restaurantes típicos, e mesmo em barracas nas feiras de rua de Curitiba e em em diversos municípios do Paraná:PrudentópolisAraucáriaContenda,LapaAriranha do IvaíMalletSão João do TriunfoSão Mateus do SulUnião da VitóriaRio AzulRio NegroTijucas do Sul, entre outros.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...