Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tajine de Cordeiro


Ingredientes:

1 paleta de cordeiro (remova o máximo que puder da capa de gordura e corte a carne em cubos médios)
4 cebolas grandes fatiadas em meia lua
1 pimenta dedo-de-moça picada
1 colher (chá) de cúrcuma (açafrão-da-terra)
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de chilli em pó
1 pitada de sal
2 colheres de mel
1 punhado de tâmaras
1 punhado de damascos
1 punhado de amêndoas douradas e crocantes
Hortelã picada

Modo de preparo:
Em uma panela grande refogue as cebolas até dourarem. Acrescente a pimenta picada e a carne em cubos. Adicione as especiarias em pó e misture bem, deixando a carne adquirir um pouco de cor. Em seguida, acrescente água quente até cobrir a carne, tampe e deixe em fogo brando por 1h e meia. Após esse tempo, sua carne já estará bem macia e é hora de acrescentar o sal, não acrescente antes, pois ele pode endurecê-la. Junte as frutas secas e o mel e deixe em fogo brando por mais 30 min. Durante esse tempo as frutas secas irão absorver o sabor da carne e reidratar enriquecendo o molho com o seu sabor. Uma vez pronto, transfira tudo para dentro de sua tajine, dê uma leve chuva de amêndoas douradas e um pouco de hortelã picada por cima. Experimente essa tajine de cordeiro e terá uma pequena idéia das delicias típicas marroquinas sendo esta feita em sua casa para você e os seus.

Sirva acompanhado de Couscous marroquino.

* Receita da Chef Heaven.

Sobre a Tajine

 


Tajine ou tagine é um prato gastronômico tradicional em diversos países árabes do norte de África, oriundo do Marrocos. É também o nome da panela especial utilizada na sua confecção, que é feita com barro cozido, pintado ou envernizado. Esta resiste a temperaturas elevadas de cozedura e é dotada de uma tampa cônica, concebida de forma que todo o vapor condensado volte para o fundo da panela. Sem a tampa, a base pode ser levada para a mesa para o prato ser servido.
Os pratos de tajine são cozidos lentamente, à temperaturas baixas. Deste processo, resulta carne tenra, soltando-se dos ossos, com vegetais aromáticos e molho. É servida no chão, originalmente, posicionada no centro de um grupo de pessoas onde todos comem do mesmo prato.
Onipresente desde as incríveis barracas de beira de estrada até à mais requintada cozinha de autor, não pode falar-se realmente de um prato mas de uma verdadeira infinidade.Mais do que um prato, a tajine é um modo de cozinhar e, literalmente, tudo pode ser feito em tajine.





A cozinha marroquina é, por imposição geográfica e histórica, uma verdadeira cozinha de fusão. Num ponto de encruzilhada geográfica e cultural, faz a transição harmônica entre a cozinha mediterrânica, com o uso do azeite, azeitonas, amêndoas, figos, tomate, açafrão e todos os vegetais mediterrânicos, a cozinha africana com os picantes, tâmaras, argão e as cozinhas orientais, com um enorme uso de especiarias, gengibres, cardamomo, coentro, paprika, curcuma, cominho, pimenta, canela...

Com a tajine serve-se sempre o cous cous marroquino. Este é um acompanhamento presente na maioria das refeições marroquinas e combina perfeitamente com o cordeiro.


Fonte das fotos: http://outrascomidas.blogspot.pt/
Fontes da pesquisa: Wikipédia e Blog Outras Comidas. 

2 comentários:

Unknown disse...

estou encantada com seu blog. estava procurando a receita de tagine e além disso encontrei a explicação do prato. demais! estou de seguidora!

Janita/Jana Gommersbach disse...

Adionela querida, que grande prazer ler seu post! Muito obrigada pelas generosas palavras. Fiquei super feliz! ;)
Apareça sempre aqui na nossa cozinha para batermos um "papinho"! ;)
Beijinhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...