Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Manteiga de Abacate

Preparada a partir do abacate, uma manteiga natural e saudável que você pode preparar cada dia, ou hora, numa versão diferente.
Ingredientes: 
1/2 abacate maduro, 
ramos de salsinha bem picadinha 
1 pitada de sal marinho
gotas de suco fresco de limão. 

Opções: cebolinha bem picada, coentro, pimenta caiena, pimenta vermelha e até umas raspinhas de gengibre ou cubinhos de pimentão colorido. Um tanto de cenoura ralada para dar crocância também fica gostoso. Enfim, esta manteiguinha tem muito espaço para a criatividade.

Preparo: Amasse com um garfo e integre bem todos os temperos. Sirva imediatamente sobre rodelas de cenoura, de abobrinha, de berinjela, barquinhas de alface ou endívia, biscoito de linhaça ou pães integrais.

Receita de Conceição Trucom - é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.  

O Querido Abacate
O abacate beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sangüíneos. Sua gordura age como antioxidante, bloqueando a toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias. Além disso, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes.
Rico em gorduras e proteínas, o abacate é excelente para pessoas fracas e desnutridas porque facilita o processo de digestão, elimina dores e acaba com a prisão de ventre.
Apesar de rico em gordura vegetal, ele não ataca o fígado, eliminando a sensação de peso no estômago.
O abacate contém muito fósforo, que ajuda na formação dos ossos e dentes e evita a fadiga mental.
Como remédio, o abacate tem grande utilidade. O caroço moído e queimado, e misturado ao leite, resolve problemas renais, desinterias e doenças do aparelho reprodutor feminino (corrimentos).
Suas folhas, tomadas sob a forma de chá, são altamente digestivas, estimulantes e normalizam irregularidades, como a menstruação. O chá combate também infecções da garganta, elimina a rouquidão e a tosse. Bom também é mastigar as folhas de abacate frescas para curar afecções da boca, estomatites, ânsias, além de fortificar as gengivas e os dentes.
Na cozinha, o abacate mostra-se muito versátil. Dá uma salada de excelente aparência quando cortado em cubos e misturado a rodelas de ovos cozidos, cebola, temperado com sal, vinagre e pimenta do reino. Pode ainda se transformar em sorvete, bastando para isso batê-lo no liquidificador com suco de limão, açúcar mascavo e leite e levá-lo ao congelador em forminhas.
Importante é saber que ele se conserva na geladeira por 2 a 4 semanas, quando de boa qualidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...