Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Golabki(Rolinhos de Repolho recheados com carne)

Ingredientes:
Folhas grandes de repolho;
200 gramas de carne moída de boi ou de porco(pode ser em pedacinhos bem fininhos e pequenos também);
250 gramas de arroz branco;
1 ovo
1 cebola;
Água com 1 tablete de caldo de carne.
Manteiga, sal e pimenta do reino.

Modo de preparo:
1 - Ferva, as folhas de repolho, devendo-se tomar o cuidado de cortar a partes grossas das folhas antes de cozinhá-las, pois serão utilizadas para enrolar. Deixe esfriar.
2 - Cozinhe o arroz de modo a ficar bem grudado e macio. Reserve.
3 - Refogue na frigideira a cebola com manteiga e desligue o fogo. Misture o arroz cozido e junte o ovo e a carne moída. Junte também neste momento a pimenta do reino e o sal.Misture bem, mas não deixe cozinhar a carne.
4 - Com essa mistura faça bolinhos do tamanho de uma colher de sopa e enrole-os com as folhas de repolho. 
   
Faça assim para enrolar: Abra a folha, coloque o recheio e depois dobre dos dois lados opostos. Comece então a enrolar de uma das extremidades abertas até o fim da outra. Dobre e prenda com um palito, se quiser.
Depois disso, coloque numa forma refratária e cubra com água fervente com 1 cubo de caldo de carne dissolvido(ou molho de tomate) e leve ao forno para assar.
Também pode ser feito na panela. Neste caso, disponha os rolinhos na panela, acrescente a água(o caldo de carne) ou puré de tomate. Cozinhe lentamente, em fogo baixo, por 2 horas. Verifique sempre a água e se estiver secando, vá repondo.
  
5 - Faça um molho de tomate e na hora de servir coloque sobre os rolinhos ou substitua a água - caldo de carne cozinhando o golabki diretamente no molho de tomate.
Dica da Janita: Fica gostoso servir também com molho de cogumelos ou sour cream.

Obs: Esta receita de  golabki pode ser  acompanhada também de batatas sauté.







O que é GOLABKI?
Golabki (em polonês Gołąbki) é um prato da culinária da Polónia. Consiste em repolho ou couves recheadas com carnes bovina ou de porco picadas e arroz. As carnes podem ser de porco e vaca. O Gołąbki inclui ainda tomateovoscebolasmanteiga e alguns temperos, como o sal e a pimenta.
Gołąbki, em Polaco, significa passarinhos.
Noutros países eslavos, como a Bielorrússia e República Checa, podemos encontrar variações sobre este prato, eventualmente com outros legumes recheados, em substituição das couves. Na Alemanha e na Suécia existem também variantes deste prato, denominadas Kohlroulade e Kåldolmar, respectivamente.
Fonte: Wikipedia.

A Gastronomia Polonesa
Carnes e as batatas são ingredientes essenciais. As comidas se desfrutam como acontecimentos sociais ou familiares, são abundantes, de mais de três pratos e vão até a sobremesa com os cafés e licores costumam alargar-se, sobretudo nos dias festivos e as grandes celebrações.
Nos restaurantes, cafés e bares (abundantes em todo o país), pode-se provar a gastronomia típica da Polônia, assim como comida internacional, francesa, italiana, espanhola, grega, china, japonesa, etc. E como não poderia deixar de ter, as populares hamburguesas, pizzas, frango frito, saladas, sanduíches, etc, também estão presentes.
Para escolher um restaurante de qualidade com um serviço esmerado nada melhor que procurar nas portas o distintivo da "Frigideira de Prata" que unicamente ostentam os melhores estabelecimentos e que têm-se participado num concurso que realiza-se todos os anos. Embora os preços são mais elevados, a cozinha é excelente. Também pode-se optar por algo mais simples na ruas e nos bares com uma boa cerveja.
O regime de comidas diário costuma ser abundante, o almoço e o jantar não sofrem variação, se tomam vários pratos mais sobremesa, e o café da manhã que é também forte.
Na primeira refeição do dia os poloneses costumam comer ovos duros, presunto york, queijo, sucos de laranja, limão ou pomelo, acompanhado de café ou chá.
Tanto no almoço como no jantar se degustam como primeiro prato, pratos frios nos que pode-se encontrar: presunto, queijo e inclusive caviar. Na continuação se costuma servir uma sopa, as mais populares são barszcz, de caldo de beterraba, choldnik, de beterraba fria que se serve sobretudo no verão (ambas podem ir acompanhadas de almôndegas de carne ou sour cream), a sopa fria pode levar pedaços de hinojo e pepino, zurek, sopa de farinha com pedaços de salchichas, grzybowa, a base de champinhon, krupnik, de verduras com sêmola de cereais ou a flaki, de tripa de porco e de vitela com verduras. Um dos pratos mais típicos é o bigos, repolho cozido e azedo picado, o chucrute, com diferentes tipos de carne que em sua modalidade de sopa leva cebola, couve flor branca, solve ácida, pedaços de carne de porco, toucinho e creme fresco. Simplesmente deliciosa.
Como segundo prato a carne é um elemento essencial, sobretudo a de porco e de vaca. Destacam as chuletas de porco, o golabki) folhas de repolho recheadas de carne picada com salsa de tomate) ou setas, o pierogi) tortas bem recheadas de carne, requeijão picante ou repolho de setas), o golonka( joelho de porco salgado, cozido e depois passado pelo forno), o kotlet( rolos de carne de porco, frango ou boi recheados de queijo e manteiga), zrazy( carne de novilho cortada em pedaços) e os kolduny( almôndegas de carne).Estes pratos costumam ir acompanhados de batatas fritas ou cozidas, cenouras, ervilha, pepinos, tomates, champinhon ou outras verduras.
O peixe mais apreciado é a carpa (karp) à polonesa, preparada com passas, mel, castanhas e um molho com pão de especiarias. Na zona do Báltico o peixe mais popular é o arenque, preparado de diferentes formas, bem assado, salgado ou com molho de nata azeda(sour cream).
Os poloneses são amantes do queijo. Comem como aperitivo, sobremesa, no café da manhã ou na preparação de pratos. Para finalizar, as abundantes comidas servidas em almoços ou jantares, comem frutas do tempo, sorvetes, tortas e bolos preparados com fruta, creme ou sementes de papoula. A mais apreciada é a torta malakow que têm como ingredientes a manteiga, açúcar, ovos, castanhas e nata fresca.

Bebidas
Para beber durante as comidas se bebe água e, sobretudo, cerveja nacional como a Zywiec, de boa qualidade. 
A Polônia não produz vinhos más pode-se encontrar excelentes importados de Bulgária, Hungria, França, Itália e Espanha.
Depois de comer nada melhor que uma xícara de café que se serve à turca, quer dizer muito forte, em copo, ou um chá com limão. Para finalizar, um cálice de licor do país, quer dizer, vodka, de excelente qualidade. Se toma muito frio seguido de um copo de água e um pedacinho de pão. Provavelmente a Vodka Zubrowka seja a melhor do mundo. Se você é de paladares fortes, pode beber aguardentes de mais de 60 graus nas zonas de montanha ou wisniak, uma espécie de conhaque a base de guindas, mas mais suave e que resulta muito agradável.
Fonte: www.genteviajera.es

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...