Páginas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Arroz de açafrão com calabresa picante e ervilhas

   
Ingredientes:
- 2 xícaras de arroz branco ou integral
- 1 cebola roxa picada
- 2 dentes de alho picado 
- 2 copos de vinho branco 
- 2 envelopes de açafrão em pó 
- 200g de lingüiça calabresa picante cortada finamente em rodelas
- 1 xícara de ervilha fresca ou congelada 
- 3 colheres de azeite de oliva
- Sal a gosto
   
Modo de Preparo:
1 - Coloque numa panela média a cebola com azeite em fogo médio, deixe aquecer e acrescente o alho até que sue sem queimar. Coloque então o arroz, mexa por 4 minutos e adicione um pouco de sal. 

2 - Acrescente o vinho branco e o açafrão. Cubra com água até o nível do arroz.

3 - Corte a lingüiça finamente, em rodelas. Depois de 5 minutos do arroz ao fogo, coloque a lingüiça, misture, prove o sal e aguarde mais 5 minutos para colocar as ervilhas. Cubra para que cozinhe quase até a água secar. Apague o fogo.

4 - Deixe por 5 minutos a panela tampada e sirva o arroz, soltando- o com a ajuda de um garfo- até o arroz ficar soltinho. Regue com um bom azeite de oliva ou deixe para cada pessoa regar à vontade. 

Rendimento: 4 porções.

Harmonização: Artero Tempranillo 2007

Sabe o que é linguiça calabresa?
Linguiça calabresa é um tipo de linguiça condimentada com pimenta calabresa. Criada no Brasil possivelmente sob influência da imigração italiana, essa linguiça é muito apreciada como cobertura para pizzas e no preparo de risottos, massas e outros pratos.
No Brasil, a Instrução Normativa N.º 4/2000 do Ministério da Agricultura definiu a classificação de algumas variedades de linguiça, dentre as quais as calabresa. Tal norma a define como "produto obtido exclusivamente de carnes suína, curado, adicionado de ingredientes, devendo ter o sabor picante característico da pimenta calabresa submetidas ou não ao processo de estufagem ou similar para desidratação e ou cozimento, sendo o processo de defumação opcional".


Um comentário:

Beta Tiossi disse...

Uau esse arroz está lindo, adoro tudo que vai calabresa! bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...