Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Salmorejo

Uma sopa fria espanhola, da Andaluzia, perfeita para dias mais quentes!



Ingredientes:

  • 1kg de tomate maduro sem pele e sem sementes
  • 1 porção de migalhas de pão de trigo(4 fatias de pão)
  • 3 dentes de alho (bem picado)
  • 1 colher de sopa de vinagre de Jeréz
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 150ml de azeite de oliva

Para decorar:

  • 1 ovo cozido picado
  • 100g de presunto picado

Modo de preparo:

  1. Começar por picar o ovo cozido (miudinho) e juntar ao presunto também já picado. Reservar.
  2. Triture o tomate e o alho no liquidificador.
  3. Junte ao preparado as migalhas de pão, o vinagre de Jeréz e o sal.
  4. Bata até ficar uma mistura homogênea.
  5. Acrescente o azeite em fio até obter consistência.
  6. Coloque num recipiente e reserve na geladeira.
  7. Sirva frio, em recipientes côncavos ou taças individuais, com o ovo e presunto picadinhos para enfeitar.

O que é Salmorejo?




Salmorejo é uma sopa cremosa oriunda da Espanha, mais concretamente de Córdova, na região da Andaluzia. É confeccionada com tomatealho, migalhas de pãoazeitevinagresal e opcionalmente pimentão verde.
A sua consistência assemelha-se a um puré ou a um molho (em contraste com o gaspacho espanhol, que normalmente é líquido), podendo ser acompanhado por clara de ovo cozido picada, presunto picado e algumas gotas de azeite. Tal como o gaspacho, é uma sopa fria de vegetais que se consome sobretudo no sul da Espanha, nos meses mais quentes do verão.
É indiscutível que as origens deste prato são humildes. É muito possível que tenha sido introduzido nos costumes culinários locais no século XVII ou XVIII, coincidindo com a adoção do tomate como alimento. Já aparece num dicionário espanhol de 1737 como um molho que pode acompanhar os coelhos, mencionando pimentasal e vinagre entre outras especiarias.
O salmorejo, tal como o gaspacho, pode ser servido frio num recipiente côncavo, geralmente uma taça. Também se usa como meio para macerar certos alimentos crus, como a carne e o peixe. Nalguns casos, é apenas mais um ingrediente na confecção de um prato, como é o caso do "conejo con salmorejo" (coelho com salmorejo), que se prepara nas Ilhas Canárias.

Diferença entre Salmorejo e Gazpacho
O salmorejo e o gaspacho espanhol têm diferenças fundamentais na textura, sendo o primeiro mais denso, com uma textura mais próxima de uma maionese suave, por levar mais pão e mais azeite. Os ingredientes são também diferentes, já que o salmorejo não leva pepino, nem pimento, nalgumas regiões.

Sugestão Musical: Maria del Mar - é uma das cantoras de maior talento do novo flamenco da cidade de Cádiz, no sul da Andaluzia.



Um pouco sobre a Andaluzia





É a única região espanhola banhada pelo Mediterrâneo e pelo Atlântico. 





A herança cultural dos árabes que habitaram a Península Ibérica é uma marca forte da Andaluzia. Sevilha, Córdova e Granada – as três grandes cidades da região - revelam principalmente a presença desse povo, observada por meio da arquitetura dos palácios, jardins e mesquitas mouriscas, num cenário das Mil e uma Noites. Influências que se misturam a sinagogas (judaicas) e igrejas católicas. Essa miscelânea de culturas fez com que a região herdasse uma rica gastronomia. De caráter mediterrâneo, é marcada pelo uso do azeite de oliva, com algumas diferenças entre a costa e o interior. É a única região espanhola banhada tanto pelo Atlântico quanto pelo Mediterrâneo. São excelentes as tapas, entradas típicas espanholas, muito populares em Sevilha, destacando-se as feitas de peixes e frutos do mar.
No interior e na serra, são muito consumidos os pratos de caça, como javali, coelho e perdiz. Há rebanhos suínos, empregados principalmente para fabricação de presuntos. Outra característica dessa culinária são as sopas frias, como o mundialmente conhecido gaspacho. Ainda na gastronomia, a presença árabe se mostra através dos doces à base de amêndoas e mel.
São marcantes os vinhos da Andaluzia, destacando-se o mundialmente conhecido e fortificado Jerez de la Frontera e os de Montilla-Morilles e Málaga.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...