Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Trilogia de Fish Tartar


Ingredientes:
150 gr de atum fresco
150 gr de salmão fresco
150 gr de linguado fresco
25 gr de gergelim branco torrado
25 gr de gergelim preto torrado
1 maça verde  cortada em cubos
50 ml de leite de coco
100 ml de azeite de oliva extra virgem
1 pepino japonês cortado em cubos
50 ml de shoyu
1 limão(sumo e raspas)
sal e pimenta moida na hora
dill/endro(ou aneto)


Modo de Preparo:
1- Corte em cubos de meio cm cada um dos peixes e reserve-os individualmente. 
2 - Tempere o atum com azeite extra de oliva virgem, gergelim branco e preto, dill, sal e e pimenta a gosto.
3 - Misture o salmão com o pepino japonês cortado em cubinhos, azeite de oliva, shoyu, dill, sal e pimenta a gosto.
4 - Misture o linguado com os cubos de maça e algumas gotas de limao. Tempere com azeite de oliva, leite de coco, sal e pimenta a gosto.
Montagem:
Coloque os peixes em aros vazados pequenos, um a um, num mesmo prato e aperte bem até enchê-los.
 Retire os aros, decore com alecrim ou salsinha, adorne ainda com um balsâmico reduzido nas laterais e sirva com torradas para acompanhar.
Serve 4 pessoas(depende do tamanho do aro vazado utilizado)

Para harmonizar 
Espumante brut, indico o Cave Geisse, excelente espumante da Vinicola Geisse, do RS, que

 é elaborado no método tradicional (champenoise) a partir de uvas Chardonnay e Pinot Noir, todas provenientes dos vinhedos da vinícola. Tem 

perlage fino e persistente, um espumante de de boa estrutura, rico em aromas e muito fresco. O

 diferencial deste espumante é que ele não tem adição de açúcar, fator primordial para um hipoglicemico preocupado em nao sofrer com uma baita enxaqueca depois...




ou espumante brut rose - indico o francês Kriter Rosé Brut, produzido na Borgonha, com bom custo- beneficio. 

Coloração rosa cereja intenso, perlage fino e persistente, aromas de frutas vermelhas, framboesa, cereja, morango e rosa. Na boca, bom balanço entre frescor e suavidade, limpo e vivaz.




OBS - Os dois espumantes indicados devem ser servidos bem gelados, entre 4 a 6 graus e mantidos em balde com gelo durante a de

gustação.




Musiquinha boa de fundo, enquanto se prepara ou degusta o prato?  Sugiro a francesa Camile, o album Music Hole. 



Fica perfeito!










Tartar ou tartare é a preparação de um prato de carne crua e finamente picada. O tartare pode ser feito com carne de vaca, carne de cervosalmão ou atum. O prato é popular na América do Norte e naEuropa e considerado refinado. Geralmente, o tartare é servido com torradas.

A origem do prato é curiosa, alguns dizem que vem dos tártaros, povo nômade da Ásia Central que se alimentava de carne crua, armazenada sob o lombo do cavalo, onde o alimento durava mais e amaciava ao longo do dia. Com o tempo veio a idéia de adicionar algumas especiarias e o ovo, sendo criado o steak tartare. O povo da época creditava a ingestão de carne crua a grande força dos tártaros liderados por Átila, o rei dos Hunos, e começou a difundir o prato entre quem sonhava ganhar a força desses nômades.
Enfim, dentro da gastronomia tem-se que o Tartar é um prato clássico de origem russa, originalmente preparado com carne de gado, que ganhou notoriedade graças aos franceses. É uma receita que possui diversas variações, mas o ingrediente principal e obrigatório é a carne, seja qual for, crua e fresca, cortada em pequenos pedaços. 
Traz bastante frescor a boca, principalmente os preparados a base de peixe.

Temperinho dos Deuses - O DILL
endro (Anethum graveolens) é uma erva aromática. Também conhecido por aneto ou dill é muito usado na cozinha suecafinlandesarussa e polaca para aromatizar salmão e batatas novas. Tem um aspecto semelhante ao do funcho mas o sabor é muito diferente. Também faz parte indispensável na cozinha búlgara. Precisamente na preparação de alguns pratos tipicamente búlgaros, como famosa sopa fria de verão chamada "tarator", para aromatizar pratos e sopas de cogumelos, saladas (p.ex.salada "branca da neve",salada de pepinos etc.)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...