Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sopa de Mandioquinha com Gengibre

 Divulgação
Ingredientes

2 cenouras 
2 talos de aipo 
2 cebolas médias 
800 g de mandioquinha  
1 pedaço de raiz fresca de gengibre 
2 dentes de alho 
azeite de oliva 
2 cubos de caldo de vegetais ou de galinha 
2 ramos de coentro fresco 
sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora 

Para preparar sua sopa 
Descasque e fatie grosseiramente as cenouras. Fatie o aipo. Descasque e pique grosseiramente as cebolas, as mandioquinhas e o gengibre. Descasque e fatie o alho. Coloque uma panela grande em fogo médio com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Acrescente todos os ingredientes picados e fatiados e misture com uma colher de pau. Refogue por cerca de 10 minutos com a panela semitampada, ou até que as cenouras fiquem mais tenras, mas sem se despedaçarem, e a cebola esteja ligeiramente dourada. Dissolva os cubos de caldo em 1,8 litro de água fervente, depois adicione à panela com vegetais. Mexa bem a sopa e deixe ferver. Baixe a chama e cozinhe em fogo brando por 10 minutos com a panela tampada. Arranque as folhas de coentro e descarte os talos. 

Para servir 
Tempere com sal e pimenta-do-reino. Bata a sopa no liquidificador ou com um mixer manual até que ela fique sem grumos. Transfira para os pratos e polvilhe com as folhas de coentro. 


Sirva com torradinhas.


Rendimento: de 6 a 8 porções.


* Receita do Chef Jamie Oliver, do livro "revolução na Cozinha", originalmente preparada com Chirivia no lugar da mandioquinha.


 chirívia, cherivia, cheruvia ou pastinaga
cherovia chirívia, cherivia, cheruvia ou pastinaga (Pastinaca sativa) é uma raiz que se usa como hortaliça, relacionada com a cenoura, embora mais pálida, parecida com o nabo e com sabor de uma mistura única e extremamente agradável de ambos os legumes.

O cultivo remonta a tempos antigos na Eurásia: antes do uso da batata, a cherovia ocupava o seu lugar.
Foram levadas para os Estados Unidos da América, pelos europeus, nos ínicios do séc. XVII, mas esta raíz de cor branco-cremoso nunca se tornou num dos petiscos preferidos, do outro lado do Atlântico. 

Consome-se a raiz primária e parte do hipocótilo cozida, em guisados e sopas (dá sabor anisado.)
A cherovia possui mais vitaminas e sais minerais que a cenoura.
Não cresce em climas quentes, pois necessita geadas para desenvolver o seu sabor. É própria para regiões com curtas temporadas de crescimento.

Conservam-se bem mantidas no frigorífico, em sacos plásticos, por cerca de duas semanas. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...