Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Tomate Seco


  • Ingredientes:
    -5 tomates maduros e pequenos
    -vinagre (1 colher café para cada pedaço)
    -açúcar (1 colher sopa cheia)
    -sal (1 colher chá cheia)
    Modo de Preparo:
    Lave bem os tomates e corte-os ao meio, retirando todas as
    sementes. Disponha-os num prato grande com a pele para baixo.
    Jogue o vinagre sobre cada pedaço e peneire a mistura de açúcar e
    sal sobre os mesmos.

    Leve ao microondas por 11 minutos em potência alta. No sexto minuto, retire o excesso de água do prato e retorne ao microondas.

    Após o término do tempo total, dobre os pedaços de modo que fiquem fechados e leve ao microondas por mais 1 a 2 minutos. Retire e deixe esfriar.
    Devem ser colocados para curtir no azeite com alhos e orégano.
  • Dicas: Para o tomate seco perfeito, deve-se usar frutos com casca mais grossa, com menos sementes e mais firmes. No Brasil é possível encontrar tomates com essas características, classificados nos mercados e empórios como saladete ou tipo italiano. Os tomates do tipo débora também ficam bastante razoáveis e rendem um tomate seco de boa qualidade.

  • O TOMATE SECO:
  • Ele é considerado uma iguaria muito saborosa – e, principalmente a partir da década de 1980, passou a ser acrescentado a um infindável número de receitas. Aos poucos, o tomate seco, o fruto desidratado e misturado a temperos como alho e ervas – ganhou espaço e hoje já aparecem nas prateleiras de todo supermercado.
  • O processo de produção original dos pomodori secchi teve origem nos vilarejos do sul da Itália. Antigamente, nessa região, era comum encontrar tomates vermelhos de aroma muito particular atados em cordas e deixados pendurados para secar ao sol nas varandas. Hoje em dia, com a popularização do produto, a secagem dos tomates é muitas vezes feita em fábricas, com aparelhos industriais. Não nos pequenos vilarejos italianos, claro – onde ainda podem-se ver os tomatinhos deixados para secar – mas sim nas cidades maiores.

    Nenhum comentário:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...