Páginas

domingo, 30 de maio de 2010

Arroz de Pato





Ingredientes:
- 1 pato cerca de 2kg
- 1 chouriço ou paio
- 1 colher azeite de oliva
- 300g bacon cubos
- 2 dentes alho fatias
- 1 cebola picada
- 1 folha louro
- 1 maço salsinha (com talos)
- 300ml vinho tinto seco
- 4 cravos da índia
- 500g arroz arbóreo
- água (2 a 3x volume do arroz)
- sal e pimenta a gosto
1 colher de manteiga e 50 g de queijo para o final.
Modo de Preparo:
1. limpe o pato e corte em peaços. Fatie o chouriço.
2. refogue os pedaçoes de pato no azeite com o alho, bacon, cebola, salsinha e louro.
3. junte o vinho e deixe evaporar, somando os cravos, sal e pimenta, cobrindo com água.
4. deixe cozinhar, retirando a espuma da superfície, até ficar macio.
5. desosse, desfie a carne descartando a pele e reserve.
6. coe o caldo do cozimento, retire o excessso de gordura e utilize-o para preparar o arroz.
7. corrija o sal e pimenta, se necessário. 
8. junte o pato, as rodelas de chouriço.
9. Se estiver seco, adicione mais caldo, para ficar "molhadinho".  Desligue, adicione a manteiga, o queijo, mexa e sirva.
Dica:
Se quiser um prato um pouco mais aromático e encorpado, substitua o vinho tinto por vinho do Porto e use apenas metade da quantidade recomendada.
Mais sobre o prato e o arroz em Portugal
Conhecido e saboroso, o arroz de pato, oriundo de Braga, atinge o seu auge se for feito com pato bravo. Normalmente acompanha outras carnes e é por sua vez acompanhado de verduras e legumes variados, condimentados com diversas especiarias.  

O carácter versátil do arroz, a sua docilidade, a capacidade de absorver e impregnar-se de aromas, sabores e texturas, permitem que o cereal apareça na lista de ingredientes de uma infinidade de pratos, fazendo parte de receitas típicas de Norte a Sul de Portugal. Dos fogões mais humildes à gastronomia de vanguarda, a cozinha portuguesa encontra no arroz o aliado perfeito para potenciar o protagonismo do alimento que o acompanha, seja carne, peixe, marisco ou legumes.



Algumas receitas de arroz aparecem associadas ao bacalhau, a grande estrela da gastronomia portuguesa, sem esquecer os numerosos e abundantes exemplares de peixe e marisco que, de uma ou de outra forma, fazem parte de pratos tradicionais como, por exemplo, o arroz de polvo, ou o arroz de camarão, corvina, lulas, lagosta, percebes, navalheira ou de amêijoas.
As mil e uma maneiras de cozinhar arroz em Portugal fazem do país um dos maiores consumidores de arroz da União Europeia. O consumo anual por habitante ronda os 15 quilos , num total de cerca de 140.000 toneladas  de arroz por ano.
O arroz é, em Portugal, o amigo inseparável da cozinha e das suas delícias.
Dicas de harmonização: 


"Teoricamente o arroz de pato, por ser um prato de maior sabor, se acomodará melhor com os tintos estruturados do Barolo, do Hermitage e do Prado Rey. A untuosidade do arroz de pato trará conforto para o assalto tânico do Barolo e do Hermitage, e a boa acidez de ambos deverá pôr vida no prato, este com uma perceptível tendência ao doce. O Prado Rey também disponibilizará álcool e taninos suficientes para enxugar a untuosidade, e dotado de um perfil olfativo mais etéreo e complexo acenderá a chama rústica/regional da harmonização".



(Guilherme Corrêa é sommelier formado pela Associazione Italiana Sommeliers).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...