Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Gnocchi de Feijão

Na Itália, a combinação de feijão e massa é chamada de pasta e fagioli. Pegando como gancho esse prato tradicional das mammas e nonnas, o chef Carlos Bertolazzi, proprietário do C.U.C.I.N.A. Gastronomia e do Zena Caffé, ambos em São Paulo, chegou a uma invenção que mistura a herança do Velho Continente ao toque brasileiro: sopa fria de tomate com gnocchi de feijão e paio crocante. A iguaria, criada especialmente para o evento gastronômico Mesa SP, que aconteceu até o dia 30 de outubro na capital paulista, surpreende pela apresentação. “A maioria das receitas de gnocchi leva batata. A minha, não. Peguei o feijão fradinho, usado no acarajé, e elaborei a massa”, explica ele.

Visualmente, tem-se a impressão de estar diante de um gnocchi ao sugo. Na primeira garfada, entretanto, o sabor é completamente diferente. “Trata-se de um prato de feijão ao vinagrete, uma combinação bem brasileira, em formato parecido com o do gnocchi”, conta Carlos. Deu água na boca? Anote a receita abaixo e corra para a cozinha.


Sopa fria de tomate com gnocchi de feijão e paio crocante (4 pessoas)

Ingredientes

Para a massa:
200g de Feijão fradinho
1 folha de louro
1 dente de alho
50g de manteiga de garrafa
50g de paio
Coentro
Sal e pimenta

Para a sopa de tomate:
400g de tomate
150g de pimentão
100g de cebola
½ dente de alho
Azeite extravirgem de oliva
25ml de vinagre balsâmico
Sal e pimenta

Para o paio crocante:
150g de paio

Para a finalização:
Pimentão colorido (vermelho, amarelo e verde)
Azeite de coentro

Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho até que a pele se solte com facilidade. Cozinhe o feijão com a folha de louro e o alho até que fique macio, mas sem desmanchar. Escorra e processe-os formando uma pasta. Passe por um tamis ou uma peneira bem fina e reserve. Derreta a manteiga de garrafa e aromatize com o paio e o coentro picado. Misture a massa de feijão e molde os gnocchi. Em uma assadeira, coloque os tomates cortados sem sementes, o pimentão, também sem semente, o alho e a cebola. Cubra com papel alumínio e coloque no forno moderado por cerca de uma hora. Deixe esfriar e leve ao liquidificador, acrescentando o vinagre e o azeite de oliva. Passe tudo por um chinois. Adicione o azeite extravirgem, misturando bem. Ajuste sal e pimenta e mantenha na geladeira. Corte o paio em julienne e doure lentamente em uma frigideira. Esfrie. Sirva os Gnocchi sobre a sopa de tomate decorando com o paio crocante, cubinhos de pimentão coloridos e o azeite de coentro.

Fonte: GNT Gourmet

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...