Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Bife alla Parmegiana

Ingredientes:

6 bifes de alcatra
2 dentes de alho picados
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
2 ovos batidos
½ xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de farinha de rosca
Óleo, o suficiente para fritar os bifes

Molho:
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média ralada
3 xícaras (chá) de molho de tomate
1 pitada de açúcar
Sal a gosto
½ xícara (chá) de salsinha picada
orégano e coentro a gosto

200 g de queijo tipo mussarela ralado grosso

Modo de Preparo:

Tempere os bifes com o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem em uma tigela os ovos e o leite. Passe cada bife temperado na farinha de trigo e, em seguida, na mistura dos ovos com leite e na farinha de rosca. Frite-os no óleo quente até que estejam dourados. Reserve.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o molho de tomate, o açúcar, o sal e deixe apurar por mais 10 minutos no fogo médio. Por fim, acrescente a salsinha, o coentro e orégano e misture. Coloque os bifes em um refratário, despeje o molho por cima e coloque as fatias de queijo. Leve ao forno médio (180 ºC) preaquecido por cerca de 10 minutos.

Bife à parmegiana, segundo o Wikipedia, é um tipo de bife frito de origem italiana, composto por um pedaço de carne fatiado, com farinha de trigo e ovos (clara de ovo), coberto com queijo ralado, bastante molho de tomate e condimentos como orégano e coentro, a gosto.

O nome desse prato se deve, provavelmente, ao queijo utilizado em sua preparação. Apesar desse nome e da introdução acima, o "biffe alla parmaegiana" não existe em Parma. Ele é, na verdade, resultado da influência italiana sobre a culinária paulista - isto é, é um prato brasileiro. Sobre isso o sociólogo Carlos Alberto Dória (Unicamp) faz uma crítica, em seu livro "A Formação da Culinária Brasileira":

"o bife alla parmegiana" não é reconhecido como 'coisa nossa' porque não se encaixa na matriz de convergência étnica, em que o branco é representado apenas pelos portugueses". (DÓRIA, 2009, p.57)

Esta mistificação ou estereotipo próprio da população brasileira ignora o fato de que, em muitas regiões do país, como no estado de São Paulo, a influência de outras populações européias supera em muito aquela deixada pelos portugueses.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...