A cor vermelha, por ser yang e vibrante, é a cor predominante durante as comemorações do Ano Novo. As mulheres da família procuram usar um vestido novo nesta cor para assegurar a sorte e um bom ano. Além desta cor, outras cores da sorte são o amarelo e o roxo.
No primeiro dia do ano é muito comum as crianças e os solteiros da casa ganharem um envelope vermelho contendo dinheiro. Este envelope é distribuído pela matriarca da casa (avó ou bisavó) com propósitos auspiciosos.
Um outro costume é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho, o fogo e o sucesso. Segundo o dito popular Quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição; e é por ebulição que todas as coisas acontecem. Os desejos devem ser escritos por criativos e competentes calígrafos, de forma poética e metafórica para poder trazer sorte e realização.
Uma forma variada deste costume é o Espalhar da Primavera onde as pessoas escrevem em um papel vermelho com uma letra bem bonita o seu pedido sincero e de boas intenções. Este pedido deve sempre visar o bem, não pode ser egoísta e nunca visar prejudicar alguém. Depois de mentalizar o pedido realizado, o papel é pendurado na janela ou porta, com uma linha ou fita vermelha, para que os ventos possam levar e trazer o pedido.
A comida na celebração do Ano Novo Chinês
A celebração do ano novo chinês tem a duração de poucos dias, e cozinhar é uma parte importante das festividades. É um tempo de renovação e de começar do zero para o próximo ano. Grande parte do tempo é gasto visitando as casas de membros da família, amigos e colegas para renovar velhas amizades ou forjar novas relações. Boas-vindas a um dos períodos mais importantes do calendário lunar chinês, banquetes e jantares elaborados são preparados com antecedência e muito esmero.
No último jantar do ano a família se reúne para a refeição do fechamento do ciclo anual. São feitos pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte e felicidade.
Não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes(barras) de ouro;
o peixe que representa o dinheiro(o bom início e fim do ano); as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte(que trazem sorte),
o prato feito com arroz moti, bolinhos chamados de moti, representando a prosperidade
e o talharim (macarrão) que representa vida longa, muito usado em aniversários também.
Há ainda o Pato de Peking que simboliza a fidelidade, camarões trazem felicidade, ovos representam a fertilidade e os dumplings(adooorooo) representam a saúde!
Todas as frutas e doces são servidas em bandejas ou embalagens vermelhas.
A refeição é feita em uma mesa circular para favorecer o relacionamento e a união dos membros da família. As pessoas procuram perdoar as ofensas, esquecer as diferenças e evitar os maus pensamentos. Tudo é comemorado com muita alegria e fartura para trazer muita sorte e felicidade.
Bonito, não?
Que tal celebrarmos?
Abaixo uma receita típica gostosa e saudável para a data.
MACARRÃO DA LONGEVIDADE - Chang Shou Mian
O macarrão da longevidade é um prato bem tradicional na China, especialmente para celebrar o Ano Novo ou aniversários. Os chineses acreditam que a forma fina e comprida da comida é um símbolo da longa vida. Como o nome já diz, o prato simboliza a longevidade. Changshou significa a longa vida, e o Mian é macarrão.
Existem milhares de variações que você pode fazer sobre o macarrão. Lá usam o sobá(fotos acima), um macarrão feito de trigo sarraceno, também conhecido como trigo mourisco ou trigo preto ).
Ingredientes para o Chang Shou Mian:
1 pacote grande de macarrão sobá(pode ser também instantâneo ou de lámen fresco ou talharim)
5 xícaras de caldo de frango
¼ de xícara de shoyu
1 colher de sopa de açúcar
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
2 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de melado
½ xícara de presunto picado para decorar
4 cebolas cortadas em tiras finas na diagonal para decorar
2 colheres de chá de óleo de gergelim
Também para decorar: ovo cozido partido em dois ou gema mole, camarão no vapor, tempurá de camarão, tofu fatiado, cenoura em tiras, cebolinha, salsinha ou nirá. O que vai em cima fica mesmo a seu critério.
Modo de Preparo:
Cozinhe o macarrão até um pouco antes de ficar al dente. Escorra e coloque imediatamente em uma tigela com água e gelo para parar o cozimento. Escorra novamente e divida entre 4 tigelas fundas. Cuidado para não quebrar o macarrão!
Em uma panela ou uma wok, junte o caldo, o shoyu e o açúcar e deixe ferver em fogo médio. Ajuste o tempero com o sal e a pimenta-do-reino branca.
Em uma tigelinha, bata a água com o melado. Coloque aos poucos no caldo, sempre mexendo, para engrossar um pouquinho o caldo.
Coloque um pouco de caldo sobre cada tigela de macarrão. Decore com os ingredientes que quiser, lembrando que vale misturar camarão e carne de porco e que o ovo cozido deve ter a gema não muito dura, com o centro levemente amolecido.
Importante: Lembre-se de nunca quebrar o macarrão antes ou durante o cozimento. Quanto mais longo o fio, melhor. Na verdade, quebrar os fios no cozimento traz muita má sorte!
FELIZ ANO NOVO CHINÊS, FELIZ ANO DA SERPENTE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário