Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tomates à Provençal

Conforme prometi, esta é a receita de Tomate à Provençal que fiz ontem e que ficou super gostosa! Perfeito como opção de entrada e até para um jantarzinho light, como foi no nosso caso.
Ingredientes:

150 g de bacon em pedacinhos
4 tomates grandes
2 cebolas picadas

2 dentes de alho
80 g de croûtons de alho esmigalhados(se não tiver, use 2 colheres de farinha de rosca ou pão torrado)

100 g de ricota esmigalhada
1 colher de sopa de azeite

Ervas de Provence(se não tiver, use manjericão, salsinha, cebolinha, tomilho...)
Sal e pimenta a gosto
1 ovo batido
Farinha de rosca e queijo parmesão para polvilhar



Modo de Preparo:


Tomates:
Corte os tomates quase ao meio, tire uma "tampa",  depois tire as sementes com cuidado, retire o "miolo e reserve acrescente um pouco de sal. 
Coloque-os de caeça para baixo(com a parte cortada para baixo) sobre uma grelha ou escorredor para que saia bem água. Isso requer uns 30 minutos para que fique legal. Depois enxugue-os um pouco com papel toalha e estarão prontos para receber o recheio.


Recheio:
Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Depois, acrescente o bacon, deixe dourar um pouco e acrescente os miolos de tomate picadinhos, aquele que havia sido reservado. Coloque o sal e a pimenta. 
Acrescente os croûtons, a ricota, o manjericão, mexa e desligue o fogo. Deixe esfriar um pouco.


Em uma vasilha, bata o ovo. Reserve.


Montagem e finalização:
Recheie os tomates com a mistura feita na frigideira. Sobre eles coloque o ovo batido às colheradas(este deve "entrar no recheio do tomate, você perceberá que o ovo batido será "absorvido" pelo recheio do tomate). Depois polvilhe farinha de rosca e queijo.
Disponha-os numa forma refratária untada e leve ao forno médio por 20 a 30 minutos, até dourar.


Sirva em porções individuais, acompanhado de um bom azeite de oliva.


Servi os meus com um de dill  e com um"mini-kit" de azeites italianos deliciosos que ganhei de presente da minha amada irmã caçula. O meu preferido é o de limão siciliano, é bárbaro! Na foto podem ver que o kit é um mimo, super fofo!


Harmonização: Um vinho branco seco. Que tal um da região de Provence?
Bons produtores: Château Barbanau, Ch. Cavalier, Ch. de Maravenne, Ch. de Roux, Ch. des Launes, Ch. Minuty, Ch. Montagne, Ch. Payan, Ch. Rasque, Clos D’Iere, Domaine de Grandpré, Dom. de La Cressonière, Dom. de La Lauzade, Dom. de La Mayonette, Dom. de La Rouillère, Dom. de La Sanglière, Dom. de Mauvan, Dom. de Saint-Quinis, Dom. des Bertrands, Dom. des Planes, Dom. Richeaume, Dom. Rimauresq, Les Vignerons de La Prequ’ile de Saint-Trpoez, Lou Bassaquet.





O que quer dizer "à Provençal"?
  
Nada mais é do que uma expressão para designar pratos que são feitos à moda de Provence, ou ainda, com ingredientes típicos daquele lugar.
Banhada pelo Mediterrâneo, a região francesa da Provence está em voga na alta gastronomia pela riqueza dos ingredientes de sua cozinha, que combina azeite de oliva, azeitonas, pimentas, tomate, vinagre, alho e a aromática e deliciosa mistura Herbes de Provence (manjericão, 
alecrim, sálvia, manjerona, louro, segurelha e tomilho).


UM "CANTINHO" CHAMADO PROVENÇA

Para melhor identificarmos estes recantos sossegados da Provença, convém apontarmos no mapa a zona da França onde se situam. A região tem por nome Provence-Alpes-Côte D'Azur e engloba três áreas distintas: a da Provença propriamente dita, cuja cidade principal é Avignon, a zona montanhosa dos Alpes, onde se destaca Digne, e a “Côte”, a famosa e turística costa mediterrânica, cuja entrada (nesta região) é Marselha.
Provença é uma região localizada no sudeste da França que vai desde os Alpes até a Costa do Mediterrâneo. Provença é um lugar especialmente interessante para o turismo, por oferecer cidades, passeios e diversões diversos, além de ter uma rica culinária e ótimos vinhos, claro!

2 comentários:

Vinhos de Provence disse...

Parabéns pela materia, gostei da sua dica de harmonização. Quero convidar seu leitor a descobrir mais sobre vinhos brancos de Provence e achar mais facilmente alguns que já estão comercializados no mercado brasileiro:
http://www.vinhosdeprovence.com.br/detail.php?codigo=895&codmenu1=10516&codmenu2=&codmenu3=&m=1

Janita/Jana Gommersbach disse...

Muito obrigada pela postagem e pelas palavras. Agradeço também a oportunidade que nos oferece de aprendizado e conhecimento através do seu site.
Já sou super fã do seu site, aliás!
Vou recomendá-lo, certamente. ;)
Volte sempre à nossa cozinha, vamos degustar os sabores da vida, incluindo os vinhos deliciosos de Provence! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...