Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Salada de chuchu à Japonesa

Uma saborosa maneira de comer e gostar de de chuchu! Fica parecida com aquela entradinha de salada de pepino japonês, sabem? Hummm....
[chuchu+-+salada+de+fitas+este.jpg]Ingredientes:
1 chuchu com casca cortado em fatias longitudinais de 1 centímetro (separe a parte mais fina e use para outra coisa – por exemplo, ralado grosso e misturado ao arroz branco)
Meia cebola roxa pequena, picada finamente
Tirinhas de ¼ de pimenta dedo-de-moça

Para o Molho:
½ colher (sopa) de gergelim preto tostado
3 colheres (sopa) de vinagre branco
1 colheres (sopa) de óleo de milho
1 colher (chá) de açúcar
¼ colher (chá) de sal ou a gosto
1 fatia fina de gengibre ralado

Modo de Preparo: Com as fatias de chuchu faça fitas usando o descascador de legumes. Jogue-as em água fervente salgada (1 colher (sopa) de sal para 1 litro de água) e afervente-as por 1 minuto. Escorra bem e jogue-as em água com gelo. Escorra bem. Misture com a cebola e a pimenta dedo-de-moça. À parte, misture bem todos os ingredientes do molho e junte ao chuchu. Misture bem, guarde num recipiente tampado na geladeira e sirva depois de 3 horas (pode servir na hora, mas o sabor fica melhor depois de curtido um pouco). Corrija o sal, se achar necessário.

Rende: 2 a 3 porções.



OBS: 100 gramas de chuchu cozido possuem APENAS 31 calorias! 


Dicas da Janita: Se quiser dar um charme a mais, sirva para ser comido com hashi(os palitos japoneses). Um molho de soja(shoyo) fica legal servir junto, para quem quiser, utilizar.


Harmonização: sirvo com saquê, um vinho sauvignon blanc ou água.



Mais sobre o Querido Chuchu

O chuchu é uma hortaliça fruto, originário da América Central e ilhas vizinhas. Já era conhecido na antiguidade pelos astecas e tinha grande destaque entre as demais hortaliças cultivadas na época. Atualmente, está entre as dez hortaliças mais consumidas no Brasil.O chuchu é uma Cucurbitácea, assim como o pepino, as abóboras, o melão e a melancia.
Possui uma grande gama de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Estes podem ser arredondados ou terem a forma de pêra, mais comumente encontrada nas feiras e quitandas.
A casca pode ser lisa ou com espinhos, conforme a espécie, sua cor varia do branco ao verde bem escuro. No mercado há preferência pelos frutos de casca verde-clara, sem espinhos, com tamanho de 12 a 18 cm de comprimento (fruto graúdo) e 7 a 10 cm (fruto miúdo). Os frutos quando passados apresentam a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a se abrir. Por ser um fruto muito frágil, machuca-se com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada, portanto deve-se escolher os frutos com cuidado, evitando de ferí-los.
Podemos encontrá-lo já descascado, cortado em cubos e embalado com filmes de plástico, ao natural ou pré cozidos em mercados.
A casca pode ser removida antes ou após o cozimento. Quando os frutos estão bem novos podem ser consumidos com casca e miolo. 
Também podem ser consumidas as folhas, brotos e raízes da planta.Ele pode ser preparado sob a forma de saladas, refogados, suflês, empanados(como um tempura) ou para dar consistência cremosa em recheios. O chuchu acompanha os refogados de cenoura e batata, entra como ingrediente de maioneses e cozidos, e é muito apreciado em associação com o camarão.


Se for cozido sem sal, o chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta e tem efeitos diuréticos
Este alimento é muito importante, principalmente, na alimentação dos bebês, pois estes precisam de quantidades maiores de minerais e niacina para o seu desenvolvimento e fortalecimento. Além disso, o chuchu também ajuda a promover o crescimento, contribui para a saúde da pele e estimula o apetite.

  • Assim como o tomate, o chuchu é considerado um fruto, pois possui sementes internas envolvidas pela parte comestível.
  • Este vegetal, pertencente à categoria dos frutos, é um alimento rico em fibras e de fácil digestão. 
  • Por possuir alto teor de fibras e pouquíssimas calorias, é muito utilizado em dietas.
  • Possui também potássio, vitamina A e vitamina C.
  • Pode apresentar algumas variações na casca como textura e cor. 
  • Pode também variar com relação ao tamanho e forma.
  • Seu consumo não deve ocorrer em sua forma crua, é indicado que seja cozido ou refogado.
  • Os brotos de chuchu são ricos em nutrientes como as vitaminas C e B, e também são excelentes fontes de cálcio, fósforo e ferro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...