Páginas

sábado, 26 de dezembro de 2009

Puré de Lentilha


Ingredientes:

1/2 kg de lentilha
1 cenoura raspada
1 cebola grande espetada com cravo-da-índia
1 dente de alho
1 amarrado de cheiro-verde
1 folha de louro
1 talo de salsão
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres sopa de creme de leite.

Modo de Preparo:

Coloque a lentilha e os vegetais numa panela e cubra-os com água.Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar lentamente até que a lentilha fique macia. Se nescessário, acrescente mais água fervente.
Tire a lentilha do fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino.
Depois ,escorra-a e passe pelo espremedor (ou peneira). Junte a manteiga e o creme de leite.Misture bem e torne a levar ao fogo brando,mexendo sem parar.
Prove o tempero e , se precisar junte mais um pouco de sal.
Sugestão: Sirva acompanhada de carne de porco assada.

Curiosidades sobre a lentilha:

  • É um dos mais antigos alimentos do homem. Registros da presença de lentilha, de sementes pequenas, foram encontradas entre remanescentes datadas de 8.000 a 7.500 a.C., no norte da Síria. O cultivo da lentilha, assim como o da ervilha, parece estar associado com o início do cultivo do trigo e cevada, no Oriente próximo. Segundo o Gênesis, primeiro livro da Bíblia, Esaú cedeu a Jacó seu direito de primogênito em troca de um prato de lentilhas.
  • É cultivada em todas as regiões agricolas do planeta e, entre os plantadores, as sementes simbolizam a fertilidade e as oportunidades que aparecerão durante o próximo ano.
  • Comer lentilhas durante a passagem de ano é um hábito comum em países como o Brasil, o Chile e a Venezuela. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas como moedas, atraem boa sorte no âmbito financeiro.
  • A palavra "lente" vem de "lentilha", devido ao formato similar entre o objeto ótico e a leguminosa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...