Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Gersal


Torre sete partes de gergelim e duas de sal grosso numa panela.Depois de frio, coloque num moedor de sal e use moendo na hora que precisar, ou bata levemente no liquidificador.
Se quiser um gersal mais forte, coloque mais uma parte de sal.

O gersal combate a acidez estomacal. É ainda descalcificante do sangue. Ótimo sobre os cereais diversos, saladas, arroz, peixes e onde mais a sua criatividade o levar.

O Sal

Basicamente existem dois tipos de sal, um deles é o sal marinho que é extraído através da evaporação da água do mar, e o outro é o sal de rocha também conhecido como sal-gema que é retirado das minas subterrâneas que são resultantes de mares e lagos antigos que secaram.

Durante um longo tempo o sal foi considerado muito precioso para a preservação dos alimentos e foi chamado de ouro branco. Os Gregos e Romanos, utilizavam o sal como moeda para suas compras e vendas e com este condimento os romanos eram pagos, por isso surgiu a palavra salário que deriva de sal. Foi também considerado um artigo de luxo e só os mais ricos tinham acesso a ele.

O sal em seu estado puro consiste de cloreto de sódio e é encontrado em grande quantidade na natureza, em alguns casos são adicionados a ele substâncias ou temperos para o seu uso culinário.

O Sal de cozinha, de mesa ou refinado: é o mais comum e também mais usado para preparar os alimentos; neste sal pelas leis brasileiras deve-se ser adicionado iodo para se evitar o bócio.


Outros sais:

Sal marinho: Existem diversos tipos, dependendo da procedência e a cor de seus cristais pode variar. Muito usado na cozinha macrobiótica.

Sal grosso: Não refinado, apresenta-se na forma em que sai da salina. Na culinária é comumente usado em churrasco, assados de forno e peixes curtidos.

Sal kosher: Este sal contém cristais grossos e irregulares que tanto pode ser extraído de mina ou do mar , desde que seja sob supervisão de rabinos. Sendo sua granulação mais grossa, tem a preferência dos chefes de cozinha, porque adere com muito mais facilidade a superfície das carnes.

Sal de Guérande: Considerado como o melhor do mundo este sal tem sua produção artesanal. Extraído da cidade de Guérande, região da Grã-Bretanha, França, torna-se um condimento caro.

Sal do Himalaia: com tonalidade rosada, é retirado de um vasto depósito de sal aos pés da Cordilheira do Himalaia. A reserva natural originou-se de um mar que cobria a região a cerca de 300 milhões de anos. Esse sal preserva mais de 80 minerais enquanto os tradicionais têm em torno de dez.

Sal defumado:
É formado por cristais colhidos e defumados a frio em barricas de carvalho, usadas para vinhos de uva chardonnay. Os famosos vêm de França, Portugal e Indonésia.
Sal de aipo:
Tempero em pó elaborado com sementes de aipo moídas ou com aipo-rábano seco e moído, misturado com sal.
Sal de limão:
Tempero muito utilizado na culinária árabe, é o sal aromatizado com limão.
Sal Light:
É um produto com reduzido teor de sódio, fruto da mistura de partes iguais de cloreto de sódio e cloreto de potássio. Ideal para pessoas que seguem dietas restritivas.


Flor de Sal:
A flor do sal é uma camada fina que se forma na superfície da maré salgada, durante a evaporação contínua, não sofre nenhuma transformação, além da secagem natural ao sol, que elimina o tom rosa.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...