Páginas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Lombo de Porco alla Porchetta

Lombo de Porco Alla Porchetta

Ingredientes:

1 e 1/2 de lombo de porco
1 e 1/2 xícara de damasco picado
1/2 xícara de taleggio
1/2 xícara de uvas passas
1/2 xícara de nozes picadas
1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco
1 colher de sopa de azeite
1/2 xícara de leite
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Corte o lombo em duas partes, uma de 1,1 kg e outra de 400 g. Abra a parte maior como se fosse um rocambole e adicione o damasco, as uvas passas, as nozes e 1/4 do taleggio. Misture bem. Verifique o sal e a pimenta-do-reino, disponha sobre a outra metade do lombo, enrole e amarre com barbante. Aqueça uma frigideira grande e sele os lados até uma cor dourada. Coloque em uma assadeira com metade do creme de leite e o leite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Retire o lombo e reserve. Coe o líquido e acrescente o restante do taleggio e do creme de leite, reduza a ponto de molho. Sirva.

Significado de Porchetta: Esta é uma tradicional forma italiana de se assar porco. A porchetta (pronuncia-se 'porqueta') , é a lateral do porco desossada, ou seja, sem as costelas, da qual se retira também o pernil e a paleta reservando-os para outros preparos. Resumindo, trata-se do lombo com barriga e a pele.


Você sabe o que é Taleggio?

Queijo de casca lavada com massa semidura, não cozida, lavada e prensada. Durante o período de maturação, que dura 3 semanas, os queijos são virados diariamente e lavados duas vezes por semana em uma salmoura muito suave, onde se desenvolvem alguns fermentos responsáveis pelo aroma, textura e cor da casca. Esse processo é sempre iniciado nos queijos mais velhos e termina nos mais novos transmitindo, assim, as “sementes” dos fermentos para os queijos recém chegados à câmara de maturação. Ao término do período de lavagem, crescem alguns tipos de mofos naturais, predominando os de cor avermelhada.

O Taleggio é originário da Itália (Lombardia - Valsassina), onde é produzido o Taleggio Dop (Denominazioni di Origine Protetta), com leite cru ou pasteurizado. Tem-se registro da produção de Taleggio a partir do século X.


E para harmonizar com este prato, que tal um bom Gewürztraminer? Essa é a minha sugestão porque como a receita leva taleggio, queijo com bastante caráter, o vinho precisa ter aromas firmes e muita personalidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...