Páginas

sábado, 19 de dezembro de 2009

Peru com Farofa Festiva


    Ingredientes:

    1 Peru Temperado Congelado

    7 colheres de margarina

    200 g bacon

    250 g linguicinha calabresa defumada

    2 cebolas picadas

    1 e 1/2 xícara de uva-passa branca

    300 g farinha de mandioca

    8 ramos de salsa lavados e picados

    Modo de Preparo:

    Comece descongelando o Peru: acomode-o em uma assadeira média, ainda na embalagem, e deixe-o na parte baixa da geladeira por cerca de 18 horas. Remova a embalagem e retire o saquinho com os miúdos (reserve-os para preparar caldos e outras farofas).

    Besunte o Peru com 1 colher (sopa) de margarina. Preaqueça o forno a 200°C, cubra o Peru com papel-alumínio(sempre com o brilho para o lado de dentro) e asse por cerca de 40 minutos. Retire o papel e complete o cozimento até o termômetro pular (cerca de 1 hora e 30 minutos).

    Enquanto isso, prepare a farofa: aqueça uma frigideira larga, de bordas altas, por 2 minutos em fogo alto e frite os cubinhos de bacon em sua própria gordura, junto com as rodelas de lingüiça. Acrescente a margarina restante e a cebola picada, deixando refogar até que esta fique transparente. Misture as passas, a farinha e a salsa. Sirva acompanhando o Peru.

    Harmonização do vinho com o Peru:

    "A ave assada não é desafio para nenhum enogastrônomo. Seus sabores de caráter marcado, ainda que não particularmente intensos, com boa hidratação, se a cocção for pontual e uma leve tendência ao doce, convidam à presença de tintos de média estrutura, com equilíbrio pautado pela presença de taninos bem resolvidos e acidez agradável, já com alguma complexidade, sem excesso de calor alcoólico. Penso primeiramente num Pinot Noir, melhor se for do Velho Mundo, como um Borgonha de média fatura no estilo de um Savigny-Les- Beaune, ou um suculento tinto do Loire, quem sabe até um maduro e elegante cru bourgeois do baixo Médoc, sempre falando na França. Os tintos portugueses do Douro - não os mais poderosos e barricados da nova escola - também se mostram muito bem com a macia carne do peru, e na vizinha ibérica, são muito recomendáveis os tintos jovens e crianzas da Rioja e de Navarra. Na Itália as alternativas apontam mais para o Norte, como um bom Valpolicella Classico ou um vibrante Barbera da escola mais tradicionalista. Vinhos brancos não estão excluídos, um bom Borgonha é uma opção sensata".

Um comentário:

Viviane disse...

Olá

Tudo bem com você?

Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Cozinha da Janita será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...