Páginas

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Papas a la Huancaina

Recentemente estive no Peru para desbravar a culinária local, conhecer restaurantes, aprender coisas novas, fazer comprinhas de temperos, livros e coisas pra cozinha, afiar o espanhol, enfim, tour gastronômico. Fiquei ainda mais apaixonada pela cozinha e cultura peruana! O amor, orgulho e gratidão que eles têm pela sua gastronomia, pelos alimentos, é tocante! Não é à toa que tudo é tão saboroso!
Aos poucos vou dividindo aqui as receitas e dicas com vocês. A de hoje é uma receita fácil, fria, que todos amam e fazem por lá. Um prato da cozinha crioula peruana que tradicionalmente é feito de batatas amarelas cozidas com um molho a base de queijo fresco, leite evaporado e pimenta Ají amarela, guarnecida por ovos cozidos e azeitonas pretas. É originário da cidade de Huancayo, que fica no centro do Peru. É claro que aqui não fica 100% igual, porque não temos as variedades(infinitas) de batatas de lá e nem o ají, mas é possível adaptar e fazer as receitas com ingredientes locais e assim ter uma noção das delícias peruanas. Vale a pena fazer.
 
Abaixo foto da montagem tradicional do prato,
E numa montagem mais gourmet, cheia de charme!
Ingredientes:
6 batatas grandes cozidas com um pouco de sal
6 azeitonas pretas
6 folhas de alface
200 g de queijo fresco e cremoso(ricota/cottage/
1/2 xícara de azeite
1 cebola roxa
1 dente de alho
1 xícara de leite
2 limões
2 Ajíes sem sementes(ou 2 pimentas dedo de moça/ou pimentas de cheiro/ou cumaris, sem sementes
3 ovos cozidos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
*para que seu molho fique amarelinho como o deles, caso você não ache o ají amarillo, foto abaixo,(existe em pó e pasta também), sugiro colocar um pouco de curry. Vai dar a cor e um gostinho ótimo!
Modo de Preparo:
Cozinhar as batatas e depois descasca-las e cortá-las em rodelas grossas.
Dispor as folhas de alface numa travessa(ou em pratos individuais), Colocar as rodelas de batata. Fazer o mesmo com os ovos cozidos em rodelas.
Misturar no liquidificador o queijo fresco com as pimentas, o creme de leite, suco de limão e a cebola e o alho. Agregar, pouco a pouco, com o liquidificador ligado, o azeite. Bater até a emulsão ficar homogênea e de consistência média(não fica grosso esse molho).Temperar a gosto.
Despeje esse molho sobre o prato e enfeite com rodelas de ovo, tiras de queijo e azeitonas pretas.
Este prato se serve tradicionalmente frio.

Dica: Pode-se servir também com batatas chips, principalmente se servir em happy hours ou num brunch.
Esse molhinho vai bem com quase tudo que é legume cozido, sobre azeitonas e tomatinhos cerejas, em tiras de pimentão e riras de cenouras cruas, etc. Um molhinho versátil que você pode usar de muitas formas. ;)

Até breve, com mais receitas e etc sobre a maravilhosa cozinha peruana.
Besitos.

6 comentários:

Unknown disse...

Parece ser muito gostoso esse prato.
Vou fazer.
Bj

www.receitasselecionadas.com

Janita/Jana Gommersbach disse...

É muito gostoso mesmo, vale a pena. Um prato simples, mas super saboroso e bem tradicional no Peru. Obrigada pelo comentário e participação. Volte sempre, nossa cozinha é sua! ;) Beijinhos.

Unknown disse...

Eu provei com a huancaina comprada pronta ( tipo uma sopa knorr, q um amigo trouxe de Lima) e amei! Imagine, fazer realmente a pasra! Wow!

Unknown disse...

É delicioso! Um amigo meu trouxe de Lima uma huancaina pronta (tipo uma sopa pronta) e serviu com batatas! Delícia! Eu não conseguia parar de comer!

Leila disse...

esse prato é uma delícia, mas trocando a pimenta aji amarilo por outra fica com o mesmo sabor? Eu já procurei aqui na minha cidade e não consegui encontrar... essa pimenta é deliciosa!

Unknown disse...

a cor amarela pode ser dada com açafrão da terra que é similar ao "palio".a pimenta usada pode ser substituida por pimenta dedo de moça fresca. coloco um caldo de galinha 2 bolachas creme craker e se quiser que fique um creme mais suave por creme de leite meia lata. Morei 3 anos no peru e adora a comida deles. Meu marido era peruano e adorava quando eu cozinhava para ele e seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...