Ingredientes:
250 g de amêndoas grosseiramente picadas
200 g de farinha de trigo
175 g de açúcar
1 colher(chá) de fermento em pó
1/2 colher(chá) de canela em pó
2 ovos
2 colheres(chá) de essência de baunilha, de amêndoa, ou rum(prefiro de amêndoa, ou até de rum com amêndoa)
Modo de Preparo:
Unte uma forma rasa com manteiga e forre com papel manteiga. Em um bowl coloque os ingredientes secos peneirados e misture. Adicione as amêndoas picadas, misture bem. Em outro bowl bata os ovos com a baunilha. Misture os ingredientes líquidos aos secos com a ajuda das mãos, até obter uma massa grudenta e homogênea. Forme dois troncos com a massa com +ou- uns 6 cm de largura e 3 cm de altura. Polvilhe um pouco de farinha para ajudar, pois a massa estará grudando. Coloque as massas distantes para não grudarem.
Leve ao forno preaquecido 180 graus por 40 minutos. Depois deste tempo, retire do forno e deixe esfriar por uns 2 a 3 minutos. Com uma faca de pão, corte fatias de 1 cm e disponha com cuidado e volte-as para a assadeira, deixando no forno por mais 10 minutos para dourar. Retire do forno e deixe esfriar.
Dica: Se gostar, passe a portinha de alguns biscotti no chocolate meio amargo derretido.
Guarde-os em um pote hermeticamente fechado, pois podem durar até 5 dias.
Origem do Biscotti
Em italiano Biscotti é plural de Biscotto. A palavra se origina do latim medieval biscotus que significa "assado duas vezes". Assim era feito para durar mais tempo. Tais alimentos foram particularmente importantes nas épocas de guerras, úteis durante as viagens. Foram alimentos de base das legiões romanas.
A primeira receita documentada para o Biscotti foi um manuscrito secular, agora preservado em Prato, encontrado no século XVIII pelo erudito Amadio Baldanzi. Neste documento, os biscotti são chamados de Gênova.
A receita original não tem qualquer tipo de fermento ou gordura. Receitas modernas incluem a adição de fermento em pó e as especiarias à farinha. Também há variações com nozes, pistache, avelã, macadâmia, pinoli, castanhas, frutas secas e até pinhão.
Os Biscotti na Itália moderna e Argentina também são amplamente conhecidos pelo nome de "cantuccini" ou "cantucci".
Um comentário:
Que lindos ficaram, hummm...
Beijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/
Postar um comentário