Páginas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pintxo de sardinha com purê de maçã e curry

Como promessa é dívida, abro a sessão de receitas de tapas/pintxos/montaditos com essa de sardinha e purê de maçã que vai surpreender pela harmonia de sabores.
Ingredientes:
180 ml de azeite de oliva
1 Kg de sardinha fresca e limpa
50 ml de vinagre balsâmico
6 dentes de alho(sem casca e broto)
2 ramos de tomilho
2 ramos de alecrim
5 pimentas de cheiro
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Limpe bem as sardinhas, abrindo-as ao meio e retirando o máximo possível de espinhas.
Unte a assadeira com azeite de oliva, disponha as sardinhas com a pele para cima, tempere com sal, pimenta-do-reino e vinagre. Espalhe por cima as ervas, as pimentas e os alhos e cubra com mais azeite de oliva. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por volta de 10 minutos, ou até que a sardinha esteja cozida.

Purê de Maçã e Curry
Tire as cascas e sementes de 800 g de maçãs e regue-as com suco de limão. Corte-as em cubos. Pique 1 cebola grande e refogue-a em 3 colheres(sopa) de manteiga até que fique translúcida. Acrescente a maçã picada, 200 g de açúcar e 1 colherinha de sal marinho. Cozinhe em fogo lento até que as maçãs estejam bem macias. Tempere com 1 colher(chá) de curry em pó. Bata no liquidificador ou com o mixer para obter o purê.

Montagem:
Em fatias de pão rústico de sua preferência previamente assados em forno, coloque azeite de oliva, pedaços de sardinha, purê de maçã com curry e espete com palitos. Sirva a seguir.

Para facilitar a vida: Se quiser fazer a mesma receita, mas de forma muito mais rápida e prática, simplesmente compre as sardinhas em latas(abra-as ao meio e retire as espinhas), compre o purê de mação pronto também e apenas adicione o curry e monte esses deliciosos Pintxos no pão baguete fatiado.
Fotos: Google






 

 
 
E viva a Sardinha! E vivamos nós, com muita saúde!
Até o imperador francês Napoleão Bonaparte se rendeu ao poder da sardinha e se tornou um dos responsáveis pelo surgimento desse peixe em conserva. E o melhor é que ela não custa caro, é fácil de encontrar e de preparar e, se for consumida semanalmente, previne doenças
A sardinha é rica em ômega 3, 6 e 9.
Os benefícios desse, que é um dos peixes mais baratos do mercado, são inúmeros e têm comprovação científica. Especialistas acreditam que o seu consumo seja capaz de reduzir o risco de infarto, baixar o nível de triglicérides (as gorduras do mal) no sangue e também auxiliar na prevenção de diabetes, osteoporose e enxaquecas.
Os benefícios estão tanto nas enlatadas quanto frescas.
Fonte: revista Viva Saúde.
 
 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...