Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O versátil BRUNCH

Você com certeza já ouviu falar sobre brunch, mas sabe o que é?
Brunch é uma refeição de origem Britânica que combina o café da manhã (pequeno-almoço) (breakfast em inglês) com o almoço (lunch em inglês). É normalmente realizada aos domingos, feriados ou datas comemorativas, quando toda a família se reúne entre 10 e as 14 horas (por tempo indeterminado) em torno da mesa.
O menu é variado e pode apresentar ovos mexidos com bacon, cereais, salada de frutas, saladas vegetais, panquecas com geleia, suco de frutas, chá e café até tortas doces e salgadas, carnes frias, pães, biscoitos, bolos, canapés, quiches, etc.


É necessário estar ciente que o brunch representará duas refeições ao mesmo tempo. Sendo assim, é perfeitamente possível coordenar os pratos tradicionais de um café da manhã com algumas opções quentes e salgadas para dar o tom de almoço.
Por ser democrático e muito versátil, o brunch permite a escolha de um cardápio amplo e diversificado, de doces e salgados, para que todos os convidados saiam satisfeitos da celebração. Além disso, a refeição pede pratos simples e de fácil execução e não exige tantos cuidados enquanto é servida, permitindo que você, amigos e familiares possam interagir e aproveitar o momento de descontração.
 
 
Uma das principais vantagens do brunch é que cada convidado se serve individualmente.
Para facilitar a organização da refeição, existem várias confeitarias, panificadoras e outros estabelecimentos que fornecem praticamente todos os pratos necessários para um brunch delicioso. Essa opção é bastante válida para quem não dispõe de muito tempo ou deseja receber um grande número de pessoas, o que exige uma quantidade maior de comida.
 

 
Contudo, se você vai organizar o seu brunch em casa para receber amigos e familiares mais íntimos, por que não aproveitar a ocasião para preparar algumas receitas especiais? Quem gosta de cozinhar pode se aventurar nas mais diferentes opções e preparar pratos únicos para servir aos convidados. Além de ser uma experiência divertida, seus convidados se sentirão ainda mais mimados com o prazer de saborear pratos preparados pelos anfitriões.
 
Vale lembrar que a decoração tem um papel importantíssimo nessas ocasiões e, por isso, não deve ser deixada de lado. Você confere algumas sugestões nesse post sobre decoração de festas em casa.
 
 
Aqui no blog, você encontra, por categorias, diversas receitas que casam super bem com um brunch, como quiches, waffles, verrines, tortas salgadas e doces, lanches, blinis, capcakes, fingerfoods, tapas, antepastos, brownies, panquecas e crepes, canapés, etc. E desejando buscar alguma receita específica na Cozinha da Janita, basta digitar a palavra no campo de busca que há no topo da página, do lado direto, aqui do blog.

Montar o cardápio para um brunch vai depender muito do grupo que pretende convidar, do quanto você quer gastar e do quanto está disposta a cozinhar. Outra boa opção é encomendar uma parte e fazer outra.
 
Enfim, seja como for e dentro das suas possibilidades, tenha a certeza que será sucesso tudo que você preparar com carinho para o seu brunch, afinal, o verdadeiro intuito é reunir pessoas queridas e curtir muitas horas agradáveis.
 
“Se somos aquilo que comemos, então só quero comer coisas boas “- do filme Ratatouille

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...