Como muitas coisas da culinária, o termo amuse-bouche é de origem francesa (na França também irá ouvir a amuse-gueule, termo que na prática significa a mesma coisa, mas não é de uso comum nos países que falam Inglês).
Surgiu na época da Nouvelle Cuisine. Significa literalmente "para divertir a boca" e é frequentemente utilizado por chefs para demostrarem as suas habilidades e criatividade.
É o mimo que o chef oferece ao cliente em restaurantes mais sofisticados, um presente ou cortesia mesmo(não é cobrado)normalmente oferecido antes da refeição, mas pode vir também intercalado no menu, sempre para atiçar ou preparar o seu paladar e impressioná-lo, claro! E é sempre pequenino, do tamanho de mais ou menos duas bocadas.
Amuse-bouche pode ser extremamente complicado e demorado para criar, mas existem sites que oferecem uma infinidade de receitas e sugestões. Há também dezenas de livros de receitas disponíveis que são especificamente destinadas a ensinar as pessoas como preparar estes pequenos e delicados mimos.
Abaixo uma receita não tão complicada, do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Vale a pena se aventurar e testar!
- 80g de bacalhau cozido e desfiado
- 20g de tomate sem pele e sem semente cortado em cubinhos
- Folhas de manjericão
- 50 ml de azeite de oliva
- ½ cebola cortada em cubos pequenos
- 50g de manteiga derretida
- 200g de batata salsa
- 50g de creme de leite fresco
- 1 maço de ceboullete
Modo de preparo:
4 comentários:
Você surpreende a cada post.
Beijocas
http://www.izisborck.blogspot.com.br/
Izis querida, que honra receber seu comentário!Obrigada!
Andei espiando seu blog e também me apaixonei! Já viorei seguidora. Bom demais esse universo de delícias que nos encanta e move, né? E a troca que nos é permitida através de nossos blogs tbm é fantástica! Parabéns pelo seu!
Volte sempre!Beijocas.
Jana, adoro a forma como são apresentados esse tipo de comida...bjim...bom fds... visite meu blog tb...http://bomdemesagarfoeboca.blogspot.com.br/2013/01/blackn-sweet.html
Oi Jana assim voce me mata amada, não mereco tudo isso. Voce sempre foi e sempre sera muito amada uma segunda filha, sou tua fã número 1 eum beijo grande e tudo o que eu
puder fazer para te ver sempre feliz, tá feito. Te amooooo....ahhhParabéns pela receita e ve se faz um docinho pra mim nè kakakkaka...
tia Lúcia Toledo
Postar um comentário