Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

Crema Catalana(ou Crema Quemada)

Crema Catalana ou Crema Quemada é um doce tradicional e talvez o mais típico da Cataluña. Muitos "confundem" com créme brülée, mas há sensíveis diferenças. Aprenda abaixo essa original, tradicional, fácil e deliciosa receita espanhola.
Ingredientes:
1 litro de leite
100 g de açúcar e quantidade extra para caramelar
5 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
Raspas de limão ou laranja(cuide para não ir a parte branca)
1 pedaço de canela em pau

Modo de Preparo:
Misture as gemas com o amido de milho.Coloque o leite para ferver com o açúcar, a canela e as raspas da casca de limão.Quando levantar fervura, retire do fogo, coe o leite e misture-o com as gemas ou, se preferir, bata tudo no liquidificador.
Leve ao fogo novamente e mexendo sempre, deixe que cozinhe em fogo baixo até adquirir consistência cremosa.
Retire do fogo e distribua em ramequins(tigelinhas) individuais
Espere esfriar e leve para gelar, por ao menos 3 horas.
Na hora de servir, polvilhe açúcar sobre os cremes. Com um maçarico culinário doure a superfície. Outra maneira de obter efeito similar: Pressione uma colher quente, a parte côncava, sobre o açúcar para obter uma capa de caramelo.

Sirva a seguir.

Origem da Crema Catalana ou Crema Quemada
Segundo o Gremio Provincial de Pastelería de Barcelona, suas origens procedem da cozinha judía. 
Tradicionalmente no dia de São José, 19 de março, as famílias preparam e a saboreiam na sobremesa do almoço. São servidas em pequenas tigelas individuais de barro com 1½ cm a 2 cm de altura, pois o açúcar polvilhado na superfície é queimado com um equipamento de ferro (na forma de espiral) próprio para esta preparação. Como opção usa-se um maçarico de uso específico na culinária. Este mesmo creme é usado para rechear maçãs e outros doces.

O prestigiado mestre dos mestres pasteleiros, Jaume Sabat, explica em forma de anedota a criaçao da crema:
"Sucedeu em um convento de freiras em que esperavam a visita do bispo e concordaram preparar um boa comida para agradar-lhe. O bispo chego tarde e com pressa, o famoso pudim realizado pelas freiras, nao cozinhou corretamente. Para remediar-lo, a irma pensou: vou misturar um pouco com maizena e assim ficara mais espesso. O bispo ficou impaciente, na hora de pedir a sobremesa, esta tinha acabado de sair do fogo. Para nao fazer esperar o bispo, o sirviram em um prato com o caramelo por cima, mas o resultado foi uma papinha plana e mole, tostada con el caramelo".
"Monsenhor tinha tanta pressa e, pensando que esse era o famoso pudim do convento, que, em geral, se serve gelado, pegou uma colher e a colocou na boca com tanta urgência quanto prazer. E depois que lhe saltaram as lágrimas por haver queimado a boca, o bispo exclamou com voz rouca e forte: ¡Crema! (em catalán quer dizer queima). Mas, como estava tao boa, seguiu comendo com mais cuidado. Desde entao, a sobremesa favorita da comunidade das freiras, ja no foi o pudim, senao a crema tostada... o queimada".


Diferença entre Creme Catalana e Creme Brülée
O creme brülée é preparado com raspas da fava de baunilha, a crema catalana com a canela.em pau, nunca com baunilha. Além, disso, a versão francesa usa creme de leite no lugar do leite e é cozida em banho-maria.


Um comentário:

Isadora disse...

adorei a receita mas adorei mais ainda a história do doce! ri muito aqui!!! sensacional!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...