Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

Papo de vinho: "Bouchonné"?

Você já ouviu a expressão "Bouchonné"?

Esse termo francês é empregado para descrever um vinho com cheiro de "cachorro molhado", de "pano de chão" ou, às vezes, de papelão molhado.

A origem vem de bouchon, palavra francesa que significa rolha. É usado para indicar que o vinho está com um cheiro forte e muitas vezes estragado, devido à contaminação das rolhas de cortiça que, por serem de material vegetal, podem sofrer ataques de fungos.

Os vinhos ficam "bouchonnés" quando certas bactérias das células da rolha interagem com pequenas quantidades de resíduos químicos, que podem permanecer nas rolhas ou nas garrafas de vinho depois de lavadas.

Um vinho "bouchonné" tem aroma e sabor imperfeitos, porém não causa danos à saúde. 
Não se pode prever se um vinho está "bouchonné". Qualquer vinho, independente da qualidade ou do preço, pode apresentar essas imperfeições. Não dá para saber se um vinho ficou Bouchonné só de olhar. O mofo da rolha não aparece na superfície dela e nem nos pedaços que flutuam em sua taça.
Para ter certeza que o vinho apresenta essas características, tem que cheirar e ser provado. Quanto mais tempo na taça, mais as características se acentuam. Geralmente, quando o vinho estiver "bouchonné", não tem condições - pelo seu aroma e sabor forte - de ser degustado.

A cada 100 vinhos vendidos, em média 4 apresentam este defeito. Nos dias atuais esse problema é evitado com as rolhas sintéticas ou as tampas metálicas de rosca.

O que fazer se você constatar que seu vinho está Bouchonné?

De imediato, no primeiro gole separe a garrafa e devolva. Em qualquer lugar que seja, restaurante, loja independente, supermercado e etc….
Não espere a garrafa ficar no final, pois não vai pegar bem. ;)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...