Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pão Fácil de Inhame


Ingredientes:
● ½ kg de inhame (cru)
● 3 colheres (sopa) de semente de linhaça
● 1 xícara (chá) de água quente
● 3 colheres (sopa) de leite em pó
● 1 colher (chá) de açúcar
● 10 gramas de fermento biológico
● 2 ovos
● 3 colheres (sopa) de óleo
● 1 colher (chá) de sal
● 1 colher (chá) de vinagre
● 300 gramas de farinha de arroz

Modo de Preparo:
Descasque e corte o inhame em pedaços, coloque no liquidificador com a linhaça e bata com uma xícara de água quente. Despeje em um recipiente fundo, acrescente o leite em pó e o açúcar, misture tudo e veja se a massa está apenas morna (não pode estar muito quente). Misture o fermento biológico seco, mexa bem, acrescente os ovos inteiros, o sal, o vinagre e o óleo. Misture e acrescente a farinha de arroz aos poucos até virar uma massa consistente. Despeje em formas untadas e deixe descansar por uma hora. Coloque no forno pré aquecido, na parte alta. Asse por cerca de 30 minutos. Este pão fica úmido e não esfarela.

Receita da Revista Vida & Saúde.

Mais sobre o Inhame
Danilo Tanaka 
Muita gente não tem ideia dos benefícios que esse vegetal pode trazer. O consumo do tubérculo, parente do cará e da batata-doce, melhora o funcionamento do sistema imunológico, a qualidade do sangue e, por ser altamente nutritivo e medianamente calórico, é uma boa opção também para quem está de dieta. Há poucas pesquisas acadêmicas sobre as aplicações médicas, mas a experiência já elevou o vegetal à categoria de alimento funcional. "Grande parte das propriedades funcionais do inhame se deve à presença de um fito-hormônio chamado diosgenina, que há muito tempo tem sido usado pela indústria farmacêutica em geral.
A ação da diosgenina vai muito além dos hormônios. Ela atua diminuindo a absorção intestinal do colesterol e aumentando sua excreção.Consumir inhame todos os dias é uma boa dica também para as mulheres que estão tentando engravidar.

Como escolher, comprar e armazenar:
Aprenda o que observar na hora de comprar e como o vegetal pode ser consumido. Os tipos mais comuns de inhame são o japonês e o chinês. Na hora de comprar, preste atenção à firmeza. Se tiverem áreas amolecidas ou sinais de brotação, devem estar estragados. O inhame não precisa ser conservado em geladeira, desde que fique em um local arejado. Dura até 10 semanas, mas, se guardados no congelador, chegam a resistir por seis meses. Pode ser consumido de duas formas:

Como consumir - dicas saudáveis:

Cru
Salada: ralar, temperar com azeite, sal e limão. Se quiser, pode acrescentar outros vegetais. Suco: descascar, ralar e adicionar suco de frutas.

Cozido
Cozinhar com casca e inteiro no vapor ou na pressão. Descascar, temperar com azeite, cebolinha, salsinha e gengibre. Cozido, é usado como ingrediente de sopas, carnes, patês, pães, bolos e tortas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...