Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Hora de SUCOTERAPIA!

Frutas,vegetais, hortaliças, especiarias, ervas, raízes, mel...tire proveito de bebidas funcionais que tratam alergias, dor de cabeça e até acne. Os sucos também servem para acelerar a perda de peso!

Se você curtiu a ideia de investir nos sucos funcionais, aí vão algumas receitas. Elas contam com propriedades nutricionais de alguns itens que, incorporados à alimentação, ajudam a tratar problemas específicos.



UVA
Previne complicações cardiovasculares
Receita pró-coração
bata, no liquidificador:
 200 ml de suco de uva integral
 50 ml de água
 1/2 colher (café) de açafrão em pó
 1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.

Porque: A uva contém resveratrol, um potente antioxidante, que age capturando os radicais livres do organismo, evitando a destruição das células e a oxidação da fração LDL do colesterol (ou colesterol ruim). A consequência direta é a diminuição do risco de problemas de coração.
Nota: o açafrão pode ser adicionado ao suco de uva, uma vez que a fruta disfarça bem o sabor do tempero. O açafrão possui curcumina, substância com inúmeras propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que potencializam a ação da uva.

LARANJA-PERA 
 
Evita e controla as alergias
Receita pró-sistema imunológico
bata, no liquidificador:
 100 ml de suco de laranja
 1 banana
 1 colher (sopa) de gergelim
 1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.

Porque: A laranja contém muita vitamina C, um dos nutrientes mais importantes para o sistema imunológico. Ela favorece a síntese de interferon, proteína responsável pela proteção do organismo, e ainda aumenta a mobilidade das células de defesa.
Nota: o gergelim, como toda semente, possui alta concentração de fibras, favorecendo o bom funcionamento intestinal. Como consequência, o organismo acaba se depurando das substâncias que estão lhe fazendo mal com mais rapidez.


MAÇÃ
Restabelece a flora gástrica
Receita anti-inflamatória
bata, no liquidificador:
 200 ml de água
 3 maçãs com casca
 1 colher (chá) de mel
 1 lasca de gengibre e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.

Porque: A fruta é um alimento imprescindível na recuperação da flora intestinal e no tratamento da dibiose, uma alteração gastrointestinal bastante comum, beneficiando inclusive quem toma antibióticos. Contém polifenóis, vitamina C, ácido málico e tartárico, funcionando como antifúngico natural. Além disso, as fibras solúveis provenientes da pectina, que estão na casca da fruta, favorecem o bom funcionamento do intestino.
Nota: o gengibre também é digestivo e possui ação anti-inflamatória. Ele funciona como um antiemético natural, e ajuda a combater os enjoos e o mal-estar.


YACON
Auxilia na função intestinal


Receita laxante
bata, no liquidificador:
 3 laranjas com bagaço
 1/2 unidade grande de yacon
 1/4 de mamão
 1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.



Porque: O yacon é uma raiz rica em compostos fibrosos conhecidos como frutooligossacarídeos, que melhoram muito a função intestinal. 

A raiz se parece muito com uma batata e é facilmente encontrada em feiras livres.
Nota: o mamão e a laranja já são reconhecidos por suas propriedades laxantes. Por isso mesmo, podem ajudar a evitar a constipação e mesmo a ocorrência de hemorroida.



GOIABA
Alivia a dor de cabeça


Receita contra cefaleia
bata, no liquidificador a polpa de:
 2 goiabas bem maduras
 200 ml de água
 1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.



Porque: A goiaba se destaca como uma das frutas com maior potencial antioxidante. Tem compostos fenólicos, vitamina C e licopeno, substâncias que promovem uma verdadeira faxina no organismo. O resultado dessa limpeza por dentro é a sensação de bem-estar e o alívio da dor.
Nota: o mel, quando adicionado a qualquer tipo de suco feito com vegetais, ajuda a tornar a bebida mais atrativa ao paladar. O açúcar que contém é outro trunfo, desde que usado em quantidades moderadas. Ele pode ajudar a acalmar, aplacando o estresse que potencializa as dores, incluindo as cefaleias.




AGRIÃO
Ajuda nas terapias de recuperação


Receita antianemia
bata, no liquidificador a polpa de:
 2 tangerinas com bagaço
 50 ml de água
 1 colher (sopa) cheia de agrião fresco
 1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.



Porque: O agrião é uma fonte importante de ferro, assim como outros vegetais verdes-escuro. Também oferece boa quantidade de vitamina C. Em conjunto, esses dois nutrientes atuam na prevenção e tratamento da anemia por carência de ferro e ácido fólico.
Nota: frutas cítricas, como a tangerina, vão oferecer uma dose extra de vitamina C. E o nutriente é reconhecido justamente por favorecer a absorção do ferro proveniente da alimentação.



COUVE
Auxilia na perda de peso


Receita antioxidante
bata, no liquidificador:
 1 cenoura,
 1 folha de couve,
 1 talo de agrião,
 1 pepino,
 1 maçã, gengibre e hortelã a gosto e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.



Porque: O vegetal é antioxidante, rico em fibras que turbinam o funcionamento do intestino e ainda é pobre em calorias.
Nota: o gengibre dá um sabor todo especial a qualquer tipo de suco e deve ser usado especialmente por quem deseja emagrecer. Ele é conhecido como alimento termogênico, que acelera o funcionamento do metabolismo, favorecendo, como consequência, a queima de gorduras.



MELÃO ORANGE
Combate a retenção de líquidos e o inchaço
fotos Danilo Tanaka
Receita diurética
bata, no liquidificador a polpa de:
 suco de 1 lima-da-pérsia inteira
 1 xícara (chá) de melão orange picado
 1 xícara de chá de cavalinha
 1 colher (chá) de mel e cubos de gelo
Consuma 1 copo (250 ml), três vezes por semana.

Porque: O melão funciona como um excelente diurético, além de ser boa fonte de vitaminas A, C e do complexo B e de minerais como o ferro, cálcio e o fósforo.
Nota: a cavalinha é uma erva fitoterápica que pode ser usada como ingrediente especial de um suco de melão. Ela fornece boas quantidades de silício e potássio, o que potencializa o efeito diurético do suco. O silício também auxilia na saúde da pele.

Fonte: Revista Vida e Saúde. Fotos da internet.

Tudo delicioso e faz um bem imensurável!!!! A natureza é mesmo generosa! ;)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...