Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Esfiha de Carne(fechada)


Ingredientes:



Massa:
1kg de farinha de trigo
1 xícara de fubá de milho
3 tabletes (30g) ou 3 colheres (de sopa) de fermento biológico
½ colher (de sopa) de sal
3 colheres (de sopa) de açúcar
½l de água
2 colheres (de sopa) de óleo

Recheio:

Misturar bem os seguintes ingredientes:
1/2 kg de carne moída
2 tomates vermelhos picados
1 cebola média picada

2 dentes de alho espremidos
½ xícara de salsa picada
1 xícara de iogurte natural
1 colher (de chá) de pimenta síria
1 colher (de café) de pimenta do reino em pó
¼ de xícara de suco de limão
½ xícara de pinoli(opcional)
Sal e hortelã fresca picadinha a gosto

Modo de Preparo:

Diluir o fermento na água e acrescentar o sal, o açúcar e o óleo. Juntar a farinha, aos poucos, e misturar continuamente com as mãos, batendo a massa vigorosamente até ficar homogênea. Cobrir com um pano de prato umedecido e deixar descansar por 5 minutos.
Amassar novamente. Fazer pequenas bolinhas, do tamanho de uma noz, passar uma a uma no fubá, e depois, cobri-la mais uma vez com um pano de prato para que a massa não resseque.
Abrir as bolinhas de massa, formando rodelas com 10 cm. Colocar o recheio e fechar formando um triângulo.
Colocar em uma assadeira, previamente untada com óleo e levar ao forno aquecido a 300ºC, por 10 minutos. Ao retirar do forno, e ainda bem quentes, pincelar cada com óleo.



Rendimento: em média 40 esfihas pequenas.

Saiba mais sobre as Esfihas
 
Esfirra, esfiha, sfiha ou ainda safiha é uma pequena torta assada originária da Síria e do Líbano
 e encontrada em outros países do Oriente Médio: na Jordânia, no Líbano, na Palestina e no Iraque. Existem diversas receitas diferentes de esfiha; a forma tradicional sempre é feita com massa de pão, assada no forno com recheios que podem ser de carne bovina, carne de carneiro, queijo, coalhada ou verduras temperadas.
Existem diversas receitas de esfirra. Pode ser aberta ou fechada.A origem da esfiha remonta ao Líbano. Primeiramente o Iraque, passou a cultivar trigo, cevada, pistache, nozes, romãs e figos e criou o pão chato e redondo. Depois no Líbano surgiu o hábito de cobrir o pão com carne e cebola: nascia assim a esfiha aberta. Após um tempo, já no mundo ocidental, a esfiha começou a ser fechada. De lá para cá, muitos ingredientes foram acrescentados para incrementar ainda mais o sabor, como a hortelã que dá um toque especial ao quitute. As esfihas originais eram feitas de carne de carneiro, mas com as diversas adaptações, hoje, são produzidas com carne moída, frango, queijo...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...