Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Carne Seca com Quiabo

Ingredientes:

400g de carne de sol (charque) dessalgado e picadinho
700 g de quiabo
50ml de azeite de oliva
4 dentes de alho espremidos
1 cebola média picada
100g de tomate picado
1/2 maço de cheiro verde
pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
300ml de água

Modo de preparo:

No dia anterior, dessalgue a carne de sol, deixando de molho e trocando a água.
Numa panela coloque o azeite, alho e a cebola, refogue, acrescente a carne de sol cortadinha e o tomate picado e o cheiro verde, o resto dos temperos e refogue bem a carne e acrescente a água. Deixe cozinhar um pouco.

Separado, antes de refogar o quiabo, ferva 1 litro de água com suco de 1 limão(ou vinagre) e afervente o quiabo(tirando as pontinhas dos 2 lados) por 3 minutos, para tirar a baba. Escorra e utilize na receita.
Nota: Outra maneira de tirar a baba, ainda mais rápida e fácil, é fritar o quiabo em pedacinhos(rodelas), em um fio de azeite, por cerca de dois a três minutos.

Retire o quiabo, corte e junte a carne e deixe cozinhar por 10 minutos.
Sirva a seguir, quentinho, acompanhado de arroz.

E uma ideia bacana, um prato que fica gostosíssimo:

Essa mesma receita acima pode ser usada para um escondidinho! Este pode ser preparado com puré de batata, de aipim ou de abóbora e o recheio é o quiabo com carne seca. Fica ótimo e é bem prático por ser um prato único. ;)

Outra sugestão usando essa mesma receita: 
Servir esse "recheio" de quiabo e carne seca dentro de uma moranga grande ou em pequenas, individualmente(como entradinha), do mesmo jeito que se faz com o camarão na moranga. ;)


Harmonização do vinho com o prato: Tintos jovens - Cabernet ou Merlot da Serra Gaúcha.

Mais sobre o QUIABO
 
O quiabo é um vegetal de cor verde e formato alongado e fino.
Cada 100 gramas de quiabo possui, aproximadamente, 35 calorias. Portanto, é um alimento de baixo nível calórico!!!
Segundo dados, em 100 gramas de quiabo estão agrupados 850 U.I. de vitamina A; 130 mcg de vitamina B1 (Tiamina); 75 mcg de vitamina B2 (Riboflavina); 0,70 mg de Vitamina B5 (Niacina) e 25,80 mg de ácido ascórbico. Além disso, contém 40,00% calorias (em 100 gramas); 89,60% de água; 7,40 % de hidratos de carbono; 1,80% de proteínas; 0,20% de gorduras e 1,00% de sais.
Se por um lado a vitamina A exerce as funções já mencionadas, além de proteger o fígado, a vitamina B1 é decisiva para o bom funcionamento do sistema nervoso, a vitamina B2 é importante para o crescimento, principalmente na adolescência.

Além de todos estes nutrientes presentes no quiabo, ele também é conhecido por conter propriedades medicinais. Ele é anti-helmíntico, antiparasitário, demulcente e indicado como tratamento de várias enfermidades como diarreia, verminoses, disenteria, inflamações e irritação do estômago, rins e intestino. 
Uma vez que a natureza oferece tudo de que o homem necessita, o quiabo tem também outras vantagens terapêuticas. Ele é “laxante mecânico”, sendo indicado para casos de pneumonia, bronquite etc, quando ‘‘empregam-se cataplasmas de folhas cozidas’’, acompanhado de chá de flores ou frutos que deve ser tomado a gosto.

De origem africana, o quiabeiro é atualmente cultivado em várias regiões tropicais, subtropicais e regiões temperadas do mundo, por conter frutos comestíveis saborosos e cheio de nutrientes. No Brasil, ele foi introduzido com o comércio de escravos e é cultivado em todas as regiões, principalmente na região sudeste, com destaque para o Estado de São Paulo (Araçatuba e Campinas), que é o maior produtor do país.Presente na alimentação de muitos brasileiros, principalmente na dos baianos e mineiros, e, apreciado na culinária de várias culturas do mundo, o quiabo é consumido de variadas maneiras, tais como crus(quando os frutos são pequenos, menores que 5 cm de comprimento) em saladas, refogados, cozidos, assados, grelhados e como ingrediente de diversas receitas.Tradicionalmente utilizado no preparo de pratos típicos como frango com quiabo, caruru e com costelinha de porco, o quiabo também é saboroso no preparo de saladas frias com tomate, pimentão e cheiro verde.

Conservação e dicas 
O período de safra é de dezembro a março. Porém, pode ser encontrado em todos os meses do ano.
Esse legume é bom para o consumo quando é tenro, bem cheio e firme, e sua ponta se quebra com facilidade quando a ponta apenas dobrar, é sinal que o legume já está murcho ou muito fibroso. O quiabo também não deve estar muito deformado ou manchado. Quanto à cor, deve-se preferir os verdes-claros, pois uma cor amarelada indica que estão maduros demais; quando verdes, bem escuros, é sinal de que ainda não estão amadurecidos o suficiente. Para quatro pessoas, a quantidade a comprar é de aproximadamente 400 g.
Na hora da compra, é aconselhável optar por frutos firmes, sem manchas e com comprimento menor que 12 cm. Além disso, deve-se consumir o fruto rapidamente, pois o mesmo pode ficar murcho e escurecer em seguida. 
Para conservar os quiabos por mais tempo após serem comprados, recomenda-se guardá-los em sacos plásticos e colocá-los na parte inferior da geladeira. Assim, o quiabo pode ser consumido em até uma semana. É importante ao prepará-lo, lavá-lo devidamente, para eliminar sujeiras e possíveis parasitas impregnados em sua casca. Para as pessoas que desejam remover a sua baba característica, uma dica é fritar os quiabos e pingar algumas gotinhas de limão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...