Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Babaghanoush




Ingredientes:

1 kg de berinjela assada e descascada depois de assada
1 cebola média picada
3 dentes de alho descascados e amassados

2 tomates picados(opcional)
½ copo de suco de limão
1 colher de chá de sal

1 colher de tahine

Modo de Preparo:
Amasse(ou use um mixer, sem bater demais) bem as berinjelas já assadas e descascadas (podem ser assadas no forno ou diretamente na boca do fogão, utilizar água corrente para facilitar descascá-las após assar. Ou corte as ao meio e retire toda a polpa com o auxílio de uma colher)) , misture o limão, o tomate, o alho, a cebola e a pitada de sal. Sirva e decore com azeite de oliva extra virgem.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 5 pessoas



Sirva com pão pita, naan, tandoori roti. Acho muito gostoso também com pão sueco de gergelim.

O que é Babaghanoush

Baba ghanoush, baba Ganush, baba ou baba ghannouj ghannoug, em árabe بابا غنوج baba ghanūj, ou ainda Babaghanoush e até Babaganush, é um prato típico do Oriente Médio, sendo uma pasta feita de berinjela assada ou grelhada e tahine, uma pasta feita com sementes de gergelim. A berinjela é primeiramente assada, tradicionalmente é grelhada diretamente sobre uma chama aberta, isso confere um sabor "defumado" ao prato, depois retira-se a casca e mistura-se seu interior com o tahine. Existem muitas variantes de receita, especialmente quanto aos temperos, que podem incluir alho, suco de limão, cominho, sal, hortelã e salsa. Quando servido em um prato ou travessa costuma-se por azeite por cima.
No Líbano costuma ser servido como aperitivo, no Egito como acompanhamento.

2 comentários:

Ricardo Ruas disse...

Muito bom seu blog. Conheça tb o nosso: www.senhorsabor.com.br
abração

Janita/Jana Gommersbach disse...

Ricardo, agradeço o comentário e a visita!!!Já visitei seu site e blog e virei fã, amei!!! Estarei sempre de olho nas dicas maravilhosas de vcs! ;)
Volte sempre!
Abração pra vc também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...